holanda romênia eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa: Holanda domina Romênia e se garante nas quartas de final

A espera da Holanda chegou ao fim. Depois de 16 anos, a Oranje está garantida nas quartas de final da Eurocopa depois de golear a Romênia na tarde desta terça-feira (02) em duelo disputado na Allianz Arena em Munique. Os destaques da classificação holandesa foi Cody Gakpo, que abriu o placar e deu a assistência para Donyell Malen ampliar na etapa final e depois fechar a conta nos acréscimos.

O jogo

O que se observou ao longo dos 90 minutos foi um amplo domínio holandês em campo, ainda que os romenos tentassem congestionar o meio-campo e tivessem criado a primeira oportunidade do jogo com Man aos 11, que passou pela marcação e mandou rente ao travessão. A partir daí, a Holanda mostrou melhor organização e logo ditou o ritmo, exercendo pressão desde a saída de bola da Romênia.

Assim, a primeira chance da seleção laranja se deu aos 19, em bom passe de Simons para Gakpo, que avançou pelo meio e chutou à esquerda do goleiro Florin Nita para abrir o placar. Foi o que deixou os romenos ainda mais perdidos em campo, e perto de irem pro intervalo com um prejuízo ainda maior se a cabeçada de De Vrij aos 24 não tivesse parado na trave, ou se Simons tivesse um pouco mais de calma na pequena área aos 43, quando mandou por cima da meta.

Mas, no 2º tempo, a pressão holandesa se manteve e se converteria no placar. Limitando a Romênia em seu campo, a Oranje levava perigo pelas laterais. Aos 13, a trave voltou a salvar a Tricolorii, agora em tentativa de Van Dijk em cabeceio onde Nita ficou apenas torcendo. Cinco minutos depois, foi a vez de Gakpo assustar em boa jogada individual para grande defesa do goleiro romeno, que deu o rebote para o atacante completar pras redes. No entanto, o VAR apontou impedimento na jogada e invalidou o que seria o segundo gol holandês.

Gol este que viria aos 36, em boa jogada de Gakpo para achar Malen com liberdade na marca do pênalti ter o espaço para mandar pras redes e, aí sim, deixar 2×0 no placar pouco depois de Gakpo chutar à queima-roupa e exigir outra intervenção de Nita. Com o resultado já decidido, coube a Malen anotar o terceiro da Holanda, e seu segundo na partida, em jogada de velocidade para o chute no cantinho esquerdo do gol, selando o grande triunfo laranja.

Final: Romênia 0x3 Holanda

A Oranje, que terminou na segunda colocação em seu grupo, agora espera a definição do confronto entre Áustria e Turquia para conhecer seu adversário por um lugar na semifinal. Austríacos e turcos jogam pelas oitavas de final também nesta terça-feira em Berlim. Já a Tricolorii encerra aquela que foi a sua melhor campanha em Eurocopas neste século, com a liderança de seu grupo após somar 4 pontos.

(Foto: Associated Press)