Eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa 2024: Gol de ‘bicicleta’ e virada na prorrogação, Inglaterra vence a Eslováquia por 2 a 1 e se classifica de forma histórica

Neste domingo, 30, pelas oitavas de final da Eurocopa, Inglaterra e Eslováquia fizeram uma das melhores partidas da atual edição da competição. Após 90 minutos marcados por surpresa e “pintura” de Bellingham, os ingleses conseguiram uma grande virada com gol de Harry Kane na prorrogação.

Eurocopa: Inglaterra x Eslováquia (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Inglaterra x Eslováquia (Foto: Getty Images)

Análise

A primeira etapa do duelo entre Inglaterra e Eslováquia pela Eurocopa foi marcada por muitas chances criadas para os dois lados. Os eslovacos tiveram as melhores chances dos 45 minutos iniciais, aproveitando para levar perigo todas as vezes que chegava ao ataque.

A forma de jogar da Eslováquia foi recompensada com o primeiro gol do jogo. Já a Inglaterra tinha a posse e também chegava ao último terço do campo, mas, a partir daí, a equipe encontrava muitas dificuldades para ter uma chance clara de gol. Saka e Foden foram muito utilizados no primeiro tempo, com Kane e Bellingham também aparecendo para o jogo.

Mas o que foi mais marcado nos primeiros 45 minutos foi a irritação da torcida inglesa com sua própria seleção. Principalmente após o gol da Eslováquia, a Inglaterra passou a ser vaiada por grande parte do estádio, e a situação foi ficando mais desesperadora.

A situação piorou no segundo tempo. Com mais posse de bola, a Inglaterra tentava de tudo para buscar o empate, e mexer no elenco foi uma das formas. Os ingleses ficaram desorganizados em campo, o que ajudou para a marcação da Eslováquia. Os eslovacos, por sua vez, nem queriam a bola, apenas se defender já bastava.

A Inglaterra foi forçada a apostar tudo nos minutos finais e foi recompensada com uma verdadeira “pintura” de Jude Bellingham. O empate improvável aconteceu, e a prorrogação se fez presente.

Harry Kane, que se tornou o jogador com mais jogos com a camisa da Inglaterra, fez o gol da virada nos primeiros minutos da prorrogação. Mesmo que a Eslováquia tenha tentado empatar com uma pressão absoluta no ataque, o placar se manteve, com os ingleses se classificando para a próxima fase da Eurocopa de forma extraordinária.

Eurocopa: Ivan Schranz, autor do gol da Eslováquia (Foto: IMAGO/PA Images)
Eurocopa: Ivan Schranz, autor do gol da Eslováquia (Foto: IMAGO/PA Images)

Gol surpresa

Os primeiros 10 minutos de partida foram marcados por muita movimentação. As duas seleções tinham espaços para criar no ataque, com destaque para as duas chances criadas pela Eslováquia logo cedo, levando muito perigo ao gol do goleiro Pickford.

Do outro lado, a Inglaterra utilizava muito as pontas, com Saka e Foden. Porém, ao chegar até o último terço de campo, os ingleses paravam na forte defesa da Eslováquia, que se comportou muito bem no início de jogo.

Então, aos 25’, a Eslováquia fez o que estava se configurando após o início do confronto. Em lançamento, Strelec dominou e fez perfeita assistência para Schranz. O camisa 26 invadiu a grande área e, de frente para Pickford, finalizou com perfeição e abriu o placar.

Após o gol, a Inglaterra passou a encontrar mais dificuldades no ataque, e a pressão das arquibancadas aumentou de forma considerável. A própria torcida inglesa fazia questão de vaiar a sua seleção.

Eurocopa: 'Bicicleta' de Jude Bellingham (Foto: SHAUN BOTTERILL/GETTY)
Eurocopa: ‘Bicicleta’ de Jude Bellingham (Foto: SHAUN BOTTERILL/GETTY)

‘Bicicleta milagrosa’

A Eslováquia começou o segundo com mais posse de bola, mas quem balançou as redes foi a Inglaterra. Aos 48’, Harry Kane achou belo passe para Trippier, que, na grande área, serviu Foden. O atacante do Manchester City só teve o trabalho de empurrar para o gol, mas o VAR anulou o lance.

Após o gol anulado, a Inglaterra se lançou ao ataque e dominou as principais ações dos primeiros minutos da segunda etapa. Então, em um vacilo, a Eslováquia ficou a centímetros do segundo gol.

Aos 53’, a Inglaterra cobrou rápido um falta no meio-campo, e Stones não percebeu a bola. Strelec se antecipou e, do meio-campo, tentou encobrir Pickford, que estava fora do gol. A bola passou muito próximo da meta do goleiro inglês.

Com o decorrer do segundo tempo, a Inglaterra aumentou ainda mais a posse de bola, trocando muitos passes no campo do seu adversário. Já a Eslováquia abdicou totalmente do jogo, focando apenas em se defender, nem ao menos tentando contra-atacar.

Os ingleses tinham a posse e tentavam de qualquer maneira chegar até a área dos eslovacos, que mantiveram a sua forte marcação. A bola ficava com a Inglaterra, mas a chance para empatar não aparecia.

Aos 80’, a Inglaterra cansou de tentar entrar na grande área e experimentou de longe, com Declan Rice. O meio-campista do Arsenal achou o espaço e finalizou de muito longe, carimbando a trave de Dúbravka. No rebote, Harry Kane até tentou de voleio, mas não marcou.

O resultado parecia definido, até que Bellingham mostrou todo seu talento. Nos acréscimos, em lateral cobrado em direção a grande área, a bola sobrou e o meio-campista do Real Madrid marcou de “bicicleta”. O gol saiu no último momento do jogo, e a decisão foi para a prorrogação.

Eurocopa: Gol de Harry Kane (Foto: Bradley Collyer/PA Wire)
Eurocopa: Gol de Harry Kane (Foto: Bradley Collyer/PA Wire)

Virada

A situação em campo mudou completamente no tempo extra. A Eslováquia sentiu muito o gol de empate, e o quesito físico pesou muito. Para piorar ainda mais, Harry Kane precisou de poucos minutos para virar o placar para a Inglaterra, de cabeça.

Southgate resolveu dificultar as coisas para a Inglaterra, ao tirar Harry Kane e Bellingham antes do início do segundo tempo da prorrogação. Mais organizada em campo, a Eslováquia se lançou ao ataque e conseguiu pressionar bastante os ingleses. Apesar disso, a Inglaterra se segurou até o fim.

Fim de jogo: Inglaterra 2 x 1 Eslováquia

Eurocopa: Inglaterra x Eslováquia (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Inglaterra x Eslováquia (Foto: Getty Images)

Eurocopa

Com a classificação, a Inglaterra enfrentará a Suíça, que eliminou a Itália da Eurocopa no último sábado, 29, no dia 6.