Everton
Futebol Premier League

Everton recupera quatro pontos na Premier League

O Everton teve sua dedução de 10 pontos por violação das regras de lucratividade e sustentabilidade (PSR) da Premier League reduzida para seis pontos, em decisão anunciada pelos organizadores do Campeonato Inglês nesta segunda-feira (26).

O clube foi encaminhado a uma comissão independente em março por supostas violações relacionadas à temporada 2021-22 e inicialmente deduziu 10 pontos em novembro. A redução da penalidade de pontos levará o Everton a 25 pontos e ao 15º lugar na Premier League.

O clube classificou a decisão – a maior da história da competição e a primeira relacionada aos regulamentos de fair play financeiro – “totalmente desproporcional e injusta” e recorreu duas semanas depois. Esse recurso foi agora parcialmente bem sucedido, com quatro dos 10 pontos restaurados.

Nota oficial da Premier League

“Um conselho de apelação independente concluiu que a sanção pela violação das regras de lucratividade e sustentabilidade (PSRs) da Premier League pelo Everton FC, para o período que termina na temporada 2021/22, será uma dedução imediata de seis pontos.

“Isso segue o recurso do clube contra a decisão de uma comissão independente em novembro de 2023 de impor uma dedução de 10 pontos pela violação dos PSRs pelo clube. O apelo foi ouvido durante três dias no início deste mês, por um conselho de apelação composto por Sir Gary Hickinbottom (presidente), Daniel Alexander KC e Katherine Apps KC.

“O Everton FC recorreu da sanção que lhe foi imposta com base em nove fundamentos, cada um dos quais relacionado com a sanção e não com o facto da violação, que o clube admitiu. Dois desses nove fundamentos foram confirmados pelo conselho de apelação, que substituiu a dedução original de 10 pontos por seis. Esta sanção revisada tem efeito imediato e a tabela da Premier League será atualizada hoje para refletir isso.”

Nota oficial do Everton

“O Everton pode confirmar que um conselho de apelação concluiu que a dedução de pontos imposta por uma comissão independente da Premier League em novembro será reduzida de 10 pontos para seis pontos, com efeito imediato. Enquanto o clube ainda está digerindo a decisão do conselho de apelação, estamos satisfeitos que nosso recurso resultou em uma redução na sanção de pontos.

“Entendemos que o conselho de apelação considerou a dedução de 10 pontos originalmente imposta como inadequada quando avaliada em relação aos benchmarks disponíveis dos quais o clube informou a comissão, incluindo a posição sob os regulamentos relevantes da EFL, e a dedução de 9 pontos que é imposta sob as próprias regras da Premier League em caso de insolvência.

“O clube também está particularmente satisfeito com a decisão do conselho de apelação de anular a conclusão original da comissão de que o clube não agiu com a máxima boa fé. Essa decisão, juntamente com a redução da dedução de pontos, foi um ponto de princípio extremamente importante para o clube em recurso. O clube, portanto, sente-se justificado em prosseguir o seu apelo.

“Não obstante a decisão do conselho de recurso e o resultado positivo, o clube continua totalmente empenhado em cooperar com a Premier League no que diz respeito aos processos em curso instaurados para o período contabilístico que termina em junho de 2023.

“O clube ainda está considerando as implicações mais amplas da decisão e não fará mais comentários neste momento, a não ser registrar seus agradecimentos ao nosso Conselho Consultivo de Torcedores e outros grupos de torcedores ao longo deste processo, e a todos os torcedores por seu apoio contínuo e paciência.”

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *