Cristiano Ronaldo, Portugal
Futebol Eurocopa

Ex-jogador tcheco critica Cristiano Ronaldo: “Com a idade atual, não é tão válido para se construir um jogo”

Às vésperas do confronto de estreia entre Portugal e República Tcheca no Grupo E da Eurocopa, Cristiano Ronaldo se encontra como alvo numa declaração bombástica de um dos principais jogadores da história do futebol tcheco. Ao ser questionado sobre como a seleção de seu país poderia surpreender os portugueses liderados por CR7, o ex-meio-campista Karel Poborský, vice-campeão da Euro 1996, declarou que o atacante é o ponto fraco da rival desta tarde.

Em entrevista a uma agência de notícias local, Poborský citou que torcedores de ambas as equipes vão enlouquecer ao ver Cristiano em campo no confronto em Leipzig, porém, afirmou que a idade atual do jogador lhe impedirá de construir um jogo em alto nível e pressionar os tchecos, assim como seus colegas mais jovens de seleção. Aos 39 anos de idade, Cristiano Ronaldo está em sua sexta Eurocopa da carreira, e ajudou Portugal a conquistar a edição de 2016 contra a França.

Há muito tempo que digo que Cristiano Ronaldo será um dos elos mais fracos de Portugal. Os torcedores das duas seleções vão enlouquecer por ele mas, com a idade que tem, não é tão válido para a construção de jogo e para pressionar quanto os companheiros mais jovens. Prefiro que não seja titular”.

— declarou Poborský à agência de notícias “CTK”.

Cristiano Ronaldo, Euro 2024
Cristiano Ronaldo é o grande astro de Portugal na Eurocopa 2024 — Foto: JOHN MACDOUGALL / AFP

Ex-jogador cita problemas de Cristiano na última Copa

Além de falar sobre a idade avançada do astro português, Karel Poborský também expôs outro problema relacionado a Cristiano Ronaldo na seleção de seu país. Na última Copa do Mundo, disputada no Catar, o atacante e seu ex-treinador, Fernando Santos, não se entendiam com relação a escalação dele para os jogos da equipe, que terminou eliminada por Marrocos nas quartas de final.

Tiro o chapéu pelo que Cristiano Ronaldo fez, graças à sua enorme autoconfiança. Mas não dá para parar a idade, tem 39 anos. Não sabemos como se relaciona com Roberto Martínez, mas já houve esse problema com o antecessor, Fernando Santos, no Mundial do Catar”.

Quem é Karel Poborský?

Karel Poborský, de 52 anos, é considerado um dos principais jogadores da história da República Tcheca, e esteve na equipe vice-campeã da Eurocopa de 1996, vencida pela seleção da Alemanha, e na qual se destacou como um dos melhores meio-campistas da competição. Em clubes, destacou-se com a camisa das duas equipes da capital de seu país, o Sparta Praga e o Slavia Praga, onde tornou-se ídolo, e fora da República Tcheca, viveu o auge defendendo o Benfica, de Portugal, e o Manchester United, da Inglaterra.

Com três Eurocopas no currículo, e uma Copa do Mundo, disputada na Alemanha em 2006, Poborský encerrou sua carreira no mesmo ano, com 128 gols, tendo sido oito deles com a camisa da seleção tcheca.

Karel Poborský | UEFA EURO 1996 | UEFA.com
O ex-meio-campista da República Tcheca, Karel Poborský — Foto: Getty Images

No Grupo E desta Euro com Turquia e Geórgia, que estreiam também nesta terça-feira, mas às 13h (de Brasília), Portugal e República Tcheca se enfrentam às 16h, em Leipzig, na Alemanha.

Foto: Octavio Passos/Getty Images