dgopimienta
Futebol La Liga

Tiki-Taka adversário: Ex-técnico do Barça B, García Pimienta vem fazendo história com o Las Palmas

O Barcelona fará seu primeiro jogo em 2024 no estádio Gran Canaria, em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, em duelo por La Liga. A partida colocará frente a frente García Pimienta e o Barcelona, clube em que o técnico catalão trabalhou treinando o Barça-B durante 3 anos.

Desde 2022 no comando do Las Palmas, Pimienta vem fazendo história tentando replicar nos amarillas a filosofia de jogo do Barça. Em um ano e meio, García Pimienta levou o Las Palmas aos playoffs de acesso em 21/22, mas caiu para rival Tenerife. Mas o acesso viria em 2023, com uma bela campanha na segundona espanhola com direito ao vice-campeonato e acesso direto a elite!

García Pimienta e o Barça

A história de García Pimienta e o Barcelona começou em 1986 quando, como jogador, Pimienta ingressou as categorias de base do clube. Mas só foi fazer sua estreia no time principal 10 anos depois. A carreira de jogador de Pimienta não foi muito longa. Após sofrer com lesões e não ter despontado como jogador profissional, Pimienta se aposentou em 2004 aos 29 anos.

Porém, a vida de Pimienta com o Barça não teria acabado ali. Ele retorna ao Barça em julho de 2015 na função de auxiliar do time B. Após ganhar a UEFA Youth League em 2017/2018, Pimienta assume o comando principal em 2018, mas sem muito sucesso, com direito a um rebaixamento naquela temporada.

Em três anos no Barça B, Pimienta chegou aos playoffs de acesso da terceira divisão por três vezes e perdendo uma final em 2020. Em julho de 2021, após a vitória de Laporta nas eleições do Barcelona, Pimienta foi demitido com o clube rescindido seu contrato. Em janeiro de 2022, ele é contrato pelo UD Las Palmas, substituíndo o ex-Betis Pepe Mel.

A trajetória de Pimienta nos amarillas

Como foi falado no inicio, a trajetória de García Pimienta no Las Palmas até aqui vem sendo de muito sucesso. Além do acesso em 2023, o time vem fazendo bons jogos em La Liga e hoje ocupa a décima posição com 25 pontos, doze na frente do Celta de Vigo, o primeiro time da zona do rebaixamento. Ou seja, no momento cumprindo muito bem a meta principal do clube que é ficar na elite.

Com um time com muitos jogadores formados na base, até por ser um clube que não possuí muito dinheiro no caixa, o Las Palmas vem fazendo um trabalho muito interessante e já nessa atual temporada de La Liga derrotou o Villarreal fora de casa e o Atlético de Madrid, em seu estádio Gran Canária.

Entre os principais jogadores do time de Pimienta, ficam com o goleiro Álvaro Valles, os meias Kirian Rodriguez e Alberto Moleiro, que por sinal está no radar do Barça para a próxima temporada e o ex-Barça Munir, além do atacante Sandro Ramirez, outro ex-blaugrana.

Por sinal, foi no Las Palmas que o meia Pedri foi revelado. Em 2020, o Barcelona pagou cerca de 5 milhões de euros para levar o talentoso jovem jogador para Catalunha.

O que esperar do jogo?

Obviamente o Barcelona é favorito, falar isso é chover no molhado. Porém, caso o time de Pimienta consiga aproveitar o momento não tão bom do Barça, pode ser que aproveite o fator casa para surpreender logo no primeiro jogo do ano. Com 11 vitórias, 2 derrotas e 5 empates, o Barça é apenas o quarto em La Liga, sete pontos atrás do líder Real Madrid.

A partida promete ser bem interessante, com ambos os times querendo ficar com a bola. O Las Palmas tem como seu principal objetivo do jogo ter o controle da partida. Não é um time que faz muitos gols, porém que tem uma alta média de posse de bola a terceira em La Liga com 58.5. O time de Xavi lidera em posse de bola com 64.7 de média.

Porém, enquanto os amarillas tentam manter o controle do jogo com a bola, o Barça é mais objetivo e busca com mais rapidez o gol.

Um bom duelo de técnicos que jogam de maneiras parecidas e que bebem da mesma fonte, o “guardiolismo”. Quem consegui ter mais a bola e impor seu jogo deverá sair como vencedor.

Todos os ingredientes para termos um jogo bem legal de se assistir. Mais um dessa boa edição de La Liga que até aqui tem nos surpreendido com bons times, apresentando um bom futebol. Las Palmas, Girona e Real Sociedad, são alguns deles.

Palpite: Las Palmas 1×1 FC Barcelona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *