fernando alonso aston martin f1 2024
Automobilismo Fórmula 1

F1: Aston Martin avisa Alonso que não há solução rápida para os problemas em seu carro

A Aston Martin disse ao piloto espanhol Fernando Alonso que ele deve ”aguentar” as atuais dificuldades da equipe na Fórmula 1, enquanto ela tem dificuldades para encontrar tempo para trazer as melhorias necessárias em seu carro.

Após o GP da Espanha no último final de semana, o piloto se mostrou frustrado pelo desempenho do carro na prova em sua casa, com o espanhol e o seu companheiro Lance Stroll fora da zona de pontuação. Alonso sugeriu que a equipe deveria se concentrar em entregar desenvolvimentos que funcionassem, em vez de falar sobre o potencial futuro do carro.

”É hora de trabalhar mais, de falar menos e de entregar mais resultados práticos. É o que precisamos fazer”, afirmou.

Equipe pede paciência para Alonso

A Aston Martin está bem ciente de algumas das fraquezas críticas do carro. Não são características fáceis de se encontrar, e embora haja esperanças de que os desenvolvimentos iminentes, incluindo uma atualização que poderá surgir para o GP da Hungria, melhorem o rendimento de seu carro, a equipe diz que a situação se complicou com a sequência de corridas.

Com a Fórmula 1 indo para a Áustria como a segunda etapa de uma série de três corridas consecutivas no calendário, seguidas pelas provas na Hungria e na Bélgica, encontrar tempo para aplicar o conhecimento adquirido em cada corrida e depois trabalhar para implementar melhorias não é uma tarefa fácil.

O chefe da equipe, Mike Krack, disse: ”Esse é um dos problemas que você tem com esse calendário, você tem agora cinco corridas em seis semanas. Também tivemos bastante compreensão depois de Monaco, imola e Canada, onde marcamos 14 pontos com o mesmo carro, mas trata-se de consertá-los. Você não tem tempo e esse é o maior problema do momento”, afirmou.

”Portanto tem que encontrar uma solução rápida, tirar o melhor proveito do carro todo fim de semana e trazer essas peças o mais rápido possível”, finalizou.

Confiança nas possíveis atualizações

Embora a Aston Martin tenha tido um passado conturbado com as atualizações decepcionantes, parece haver uma certa esperança de que o próximo pacote de atualizações antes das férias do meio do ano deixem o carro melhor.

Com Alonso sentindo que as próximas atualizações podem fazer diferença, Krack também disse que tinha alguma confiança. ”Compartilho o otimismo (de Alonso), tenho que compartilhar esse otimismo. Pelo que tenho visto ele é encorajador”.

”Temos claramente um entendimento melhor do que tínhamos antes. É também isso que nos deixa confiantes no futuro. Continuaremos trazendo peças novas assim que estiverem prontas a partir das próximas corridas. Portanto não devemos concentrar-nos apenas na prova de Budapeste, mas devemos realmente tentar melhorar o mais rápido possível”, afirmou Krack.

O chefe da Aston Martin também disse que não tem qualquer preocupação com o fato da paciência do dono da equipe, Lawrence Stroll, estar se esgotando, com a equipe não tendo conseguido aproveitar o início impressionante que teve na campanha de 2024.

Questionado sobre a personalidade de Stroll em ser super duro em suas exigências sobre o time, Krack disse: ”Sim, mas ele também conhece muito bem como a categoria funciona. Portanto, mesmo que não seja paciente, ele sabe que fabricar peças leva tempo. Então ele está em dia com tudo que se passa na equipe e agora cabe ao time entregar esse desempenho”