Football Manager
Futebol Mais Esportes

FIFA anuncia Copa do Mundo de Football Manager, saiba como e quando será:

A FIFA surpreendeu e anunciou, nesta quinta-feira (27), a primeira edição da Copa do Mundo de Football Manager, o simulador de gerenciamento de equipes de futebol que é sensação entre os amantes de videogame no mundo todo. Ela acontecerá entre 29 de agosto e 1º de setembro de 2024 e além do título de campeão mundial, estarão em disputa R$ 550 mil reais. 

As inscrições e o processo de classificação já estão abertos no site FIFA.GG. O chefe de desenvolvimento global da entidade e ex-treinador do Arsenal, Arsène Wenger, será o embaixador do evento, e explica o que fez a FIFA a criar o evento:

“Esta competição exige que os participantes demonstrem um profundo conhecimento da estratégia e tática do futebol. O sucesso exige não apenas o domínio da mecânica de jogo, mas também um conhecimento aprofundado do futebol, tornando este formato uma mistura fascinante” – disse Wenger.

 

SOBRE O FOOTBALL MANAGER E NO QUE A COPA PODE IMPACTAR

O Football Manager é um jogo que foi fundado em 2008, e que simula o gerenciamento de um time de futebol, tanto na parte das contratações, quanto na tática, treinamentos e diversos outros detalhes do dia a dia de um clube. O jogo conquistou fãs do futebol e até mesmo alguns profissionais pelo seu realismo e a riqueza de detalhes. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, já se declarou fã do jogo e admitiu que o utiliza como ferramenta para seu trabalho.

O portal Globo Esporte.com ouviu especialistas em marketing, que analisaram a iniciativa da FIFA: 

“A Fifa vai ao longo dos anos incorporando variações e derivados do futebol de campo. Já organiza competições de Futsal e Beach Soccer, variações populares no Brasil, e não é estranho incorporar as variações digitais. Se existe alguém consumindo, seja jogando ou assistindo, existe alguém pagando. Seja para jogar, seja para assistir quem joga. E se alguém está disposto a pagar, existe algum dinheiro para buscar – afirmou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, que gerencia a carreira de centenas de atletas”.

“O esporte número 1 do mundo possui uma gama intangível de geração de negócios mundo a fora. A Fifa conhece bem esse potencial e vem potencializando o mesmo em novas frentes com enorme adesão, que é o universo dos games – explicou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte”.

(Foto: Divulgação/Sports Interactive)