Flaco López comemora seu gol contra o São Bernardo - Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Futebol

Flaco López marca novamente e se consolida no Palmeiras

Quando o árbitro Luiz Flávio de Oliveira apitou o fim de jogo de São Bernardo 0x1 Palmeiras, nessa quinta-feira (15), foi possível ouvir um canto diferente vindo das arquibancadas do Primeiro de Maio: “Flaco, Flaco, Flaco”.

O motivo? Mais um gol do argentino Flaco López, que dessa vez entrou no segundo tempo para aproveitar cruzamento de Estêvão e marcar de cabeça seu quinto gol no Campeonato Paulista, garantindo a vitória palmeirense fora de casa e a liderança do Grupo C, com 17 pontos. De quebra, o centroavante se juntou a Dellatorre, do Mirassol, na artilharia do Paulistão.

A fase artilheira de López, que marcou pelo quinto jogo seguido no estadual, fez mudar o tom da torcida em relação a ele. Antes visto como um dos principais alvos pela exigente massa alviverde devido a falta de gols, o jovem de 23 anos colhe atualmente os frutos do trabalho bem realizado dentro e fora de campo.

“Muito feliz, muito feliz. Passei muito tempo ruim aqui, hoje é uma felicidade imensa ouvir meu nome na torcida. Dá muita motivação para seguir melhorando”, falou Flaco em entrevista ao receber o prêmio de craque do jogo.

Flaco “en brasa”

Os números de Flaco López neste início de temporada justificam a boa relação com as arquibancadas. Dos sete jogos que fez até aqui (cinco como titular), o argentino só não foi às redes em dois: na segunda rodada do Paulistão contra a Inter de Limeira, e na final da Supercopa do Brasil contra o São Paulo. Já em 2023 foram apenas cinco gols em 40 partidas.

Dessa forma, a média de gols por jogo de Flaco é de 0,83. Os números só melhoram se for levada em consideração a minutagem do centroavante, visto que ele ainda não costuma atuar os 90 minutos em todas as partidas. Mesmo assim, ele precisa de 82,2 minutos para marcar.

Curiosamente, o jogo da estreia contra a Inter de Limeira foi o único onde o argentino ficou em campo do início ao fim, mas não conseguiu deixar a sua marca naquela partida, vencida pelo Verdão por 3 a 2, com dois de Raphael Veiga e um de Rony.

A fase é tão boa que, entre os jogadores que disputam a Série A do Brasileirão, López só fica atrás de Mastriani, do Athletico Paranaense, que já fez sete gols. Contudo, seis dos gols do uruguaio foram com a camisa do América Mineiro, que disputará a Série B em 2024. Também com cinco gols estão Pedro, do Flamengo, e Pitta, do Cuiabá.

Flaco agradece Estêvão pela assistência perfeita - Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Flaco agradece Estêvão pela assistência perfeita – Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Moral com o chefe

A moral com a torcida é uma novidade para Flaco López, mas não com o chefe. Desde que o centroavante chegou ao clube, em 2022 ,a pedido de Abel Ferreira, o comandante alviverde vem acreditando no potencial do argentino e pediu diversas vezes para que os torcedores e a imprensa dessem tempo a Flaco para ele evoluir.

Agora, com o camisa 42 vivendo fase artilheira, as falas de Abel passaram a ter ainda mais relevância por referendarem o potencial de López . Porém, como é de costume, o técnico tratou logo de esfriar o assunto para blindar seu atleta.

“Sobre o López, já quero já por gelo aqui. Sempre falei que é preciso tempo e paciência para todos os jogos. Aqui no Palmeiras temos (como exemplo) o Zé Rafael, o Veiga… O Veiga hoje é ídolo, mas foi completamente amassado, queimaram camisolas (camisetas). Eles têm isso na memória deles, eles sabem o que é ser cruel”, disse Abel em sua coletiva.

O técnico português finalizou a coletiva convocando o torcedor para o Derby contra o Corinthians, no domingo (18), às 18h (de Brasília) na Arena Barueri. Abel não confirmou, mas ao deixar Flaco López inicialmente no banco contra o São Bernardo, deixou no ar uma possível titularidade do argentino no clássico. Isso porque boa parte dos titulares foi poupada justamente por conta do jogo contra o maior rival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *