Fluminense
Brasileirão Futebol

Fluminense: Renato Gaúcho é o favorito para o lugar de Diniz, diz fonte

Após demitir o técnico Fernando Diniz na última segunda-feira (24), o Fluminense já se movimenta no mercado para contratar um novo comandante. Segundo o jornalista Fábio Vargas, setorista do Grêmio, fontes dentro do clube carioca indicam um velho conhecido da torcida tricolor como favorito a assumir o cargo: Renato Gaúcho.

Assim como Diniz tinha no Flu, Renato goza de prestígio no Imortal devido à idolatria alcançada pelas conquistas como jogador e técnico, mas a fase atual vai de mal a pior, com o Grêmio na vice-lanterna do Brasileirão com seis pontos.

O negócio ainda não evoluiu, mas, segundo Fábio, a pauta já está sobre a mesa da cúpula tricolor, sendo de Renato o nome que encabeça as opções para a vaga deixada por Diniz. Renato, que por sinal, tem história dentro do Fluminense, visto que, da mesma forma que no Grêmio, tem histórico positivo dentro do Flu como atleta e treinador.

Renato e o Fluminense

Em campo, envergando a camisa 7 às costas, foi o protagonista do inesquecível título carioca de 1995 com o eterno gol de barriga sobre o Flamengo em pleno ano do centenário do maior rival.

Já como treinador, venceu a Copa do Brasil de 2007 diante do Figueirense e levou o clube à sua primeira final de Libertadores, em 2008, perdendo para a LDU nos pênaltis, de maneira dramática, em um Maracanã lotado de tricolores.

São justamente essas credenciais que fazem de Renato Gaúcho o favorito para assumir o Fluminense, caso saia do Grêmio.

Desgaste no Grêmio

Incomodado com as críticas que vem recebendo devido ao mau desempenho do Grêmio no campeonato, Renato pôs o cargo à disposição após a derrota por 1 a 0 para o Internacional, no último sábado (22), pelo Brasileirão, durante a coletiva pós-jogo.

“Se alguém achar que está ruim, é simples, eu saio. Se eu estou atrapalhando, eu saio. Traz outro. Talvez o cara tenha mais opções que eu não estou vendo. Ou se tem paciência, ou se muda tudo. Eu jamais vou atrapalhar”, falou Renato.

A fala reforça uma possível saída do Grêmio e alimenta esperanças de um retorno ao Fluminense após dez anos de sua última passagem pelo Tricolor, em 2014. Contudo, não há nada oficial por nenhuma das partes, seja de Renato, Grêmio ou Fluminense, até então indiretamente envolvidas no negócio que, por ora, pertence única e exclusivamente ao campo das possibilidades e rumores que permeiam o futebol.

Renato Gaúcho, Grêmio, alvo do Fluminense (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Renato Gaúcho é alvo do Fluminense (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Presidente desconversa

É o que garante o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que durante a coletiva concedida para tratar da demissão de Diniz, nesta terça-feira (25), descartou qualquer investida por parte do Fluminense em um técnico até o fim da temporada.

“Até o dia de hoje (terça-feira) não pensamos em treinador, não conversamos com staff nenhum. A gente tem nossa filosofia de trabalho para deixar as pessoas aqui em paz. A tendência é que o Marcão (auxiliar técnico permanente) siga até o final da temporada”, disse o mandatário.

Confronto pela Libertadores

Por ironia (ou não) do destino, Fluminense e Grêmio farão um dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os jogos estão agendados para os dias 13 e 20 de agosto, com a primeira partida a ser disputada na Arena do Grêmio, e o segundo e decisivo jogo no Maracanã. Resta saber se, até lá, Renato seguirá no time gaúcho ou na equipe carioca. Ou até mesmo em nenhum dos dois.

(Foto: Buda Mendes/Getty Images)