Fórmula 2
Automobilismo Fórmula 2

Fórmula 2: Victor Martins vence corrida tranquila na Espanha

O piloto francês Victor Martins venceu sua primeira corrida na temporada da Fórmula 2 de forma tranquila. Após ultrapassar Kush Maini na primeira curva, gerenciou a corrida de forma tranquila pelas 26 voltas. Pra completar o pódio, em segundo ficou Kush Maini e na sequência Juan Manuel Corrêa, ambos beneficiados pelas punições de Ritomo Miyata, por ultrapassar os limites de pista.

Correa que fez uma ótima corrida de recuperação, após chegar a ir pra sétimo lugar, conseguiu chegar no pódio ultrapassando Gabriel Bortoleto na última volta, se beneficiando dos pneus estarem menos gastos. O brasileiro ainda perdeu a posição para o líder do campeonato Paul Aron e Jak Crawford, chegando na sexta posição.

 

Largada movimentada

Tivemos um começo de prova muito animado e limpo, sem bandeiras amarelas, porém com muitas ultrapassagens. Maini caiu pra quinto, Miyata pulou pra segundo, Aron saiu de nono pra sétimo, entre outros. Aos poucos as batalhas foram se facilitando, o DRS ajudou muito nessa corrida, e garantiu muita emoção.

Andrea Kimi Antonelli, que não teve uma boa largada, teve uma disputa muito boa com Isack Hadjar, que tentava escalar o pelotão em busca de pontos para a disputa de título. A briga entre os dois pilotos durou cerca de 7 voltas, até que o francês conseguisse ultrapassar, e para azar do italiano, Jak Crawford aproveitou e também conseguiu passar, deixando Antonelli em P9.

 

Final com punições

Já na metade final da corrida, alguns pilotos começaram a ter advertências sobre o limite de pistas. Zane Maloney foi punido com 5 segundos e Miyata teve 2 punições do mesmo tempo enquanto tentava se desgrudar de Maini na disputa do segundo lugar. As punições foram cruciais para que o japonês caísse de segundo para oitavo na classificação final.

De uma certa forma todos os pilotos mudaram a forma de conduzir com receio de novas punições. Dennis Hauger esbravejou com a equipe após ser informado que poderia tomar a mesma punição. Reclamou pois acabara de ultrapassar Antonelli e poderia perder a posição por isso. No final o norueguês não foi punido e manteve sua nona posição.

Já nas últimas voltas Gabriel Bortoleto sofreu muito com o desgaste dos pneus, tentou até o final segurar os 3 pilotos que vinham atrás, mas acabou errando no final da segunda zona de DRS e foi ultrapassado por Correa, Aron e Crawford faltando menos de 1 volta pro final da corrida. Enzo Fittipaldi fez uma corrida apagada no fundo do pelotão após se classificar mal e errar na largada.

Martins conseguiu sua primeira vitória na temporada de 2024 da Fórmula 2, e quem se deu muito bem foi o líder do campeonato que pontou mais que seus rivais ao título e ainda vai largar da pole position na corrida principal. Aron possui 85 pontos, contra 80 de Hadjar. Zane Maloney que vem tendo uma queda muito grande de rendimento, não pontuou e continua com 69 pontos. Os pilotos voltam a pista na manhã de domingo para a Feature Race.

 

Resultado oficial da Sprint Race do GP da Espanha de Fórmula 2:

1) Victor Martins – ART GP

2) Kush Maini – Invicta Virtuosi

3) Juan Manuel Correa – Lucas Oil Dams

4) Paul Aron – Hitech GP

5) Jak Crawford – Lucas Oil Dams

6) Gabriel Bortoleto – Invicta Virtuosi

7) Isack Hadjar – Campos Racing

8) Ritomo Miyata – Rodin Carlin

9) Dennis Hauger – MP Motorsport

10)Andrea Kimi Antonelli – Prema Racing

11) Franco Colapinto – MP Motorsport

12) Zak O’Sullivan – ART GP

13) Joshua Duerksen – AIX PHM

14) Josep Maria Marti – Campos Racing

15) Rafael Villagomez – Van Amersfoort

16) Richard Verschoor – Trident

17) Amaury Cordeel – Hitech GP

18) Enzo Fittipaldi – Van Amersfoort

19) Zane Maloney – Rodin Carlin

20) Taylor Barnard – AIX PHM

21) Oliver Bearman – Prema Racing

22) Roman Stanek – Trident

(Foto: Divulgação/Instagram Fórmula 2)