Vini Jr, Bola de Ouro
Futebol Outras ligas

Bola de Ouro: Editor da France Football explica derrota de Vini Jr. e revista rebate Real Madrid

Na última segunda-feira (28), foi realizada em Paris a cerimônia da Bola de Ouro, com os melhores jogadores do mundo na temporada 2023/24 sendo premiados pela revista France Football. O Real Madrid decidiu boicotar a edição desse ano e não enviou nenhum representante para a capital francesa, após o vazamento de uma lista na qual o atacante Vini Jr. já era apontado em segundo lugar, perdendo o prêmio para o volante Rodri, do Manchester City. Segundo nota enviada à AFP, o clube merengue se sentiu desrespeitado pela organização.

Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid”.

Em entrevista ao L’Équipe, Vincent Garcia, editor-chefe da France Football, que organiza a premiação, falou sobre o assunto. Segundo ele, o Real Madrid pressionou para saber quem seria o vencedor da Bola de Ouro de forma antecipada. O editor também deu a sua opinião sobre o motivo da derrota do brasileiro.

“Tive muita pressão do Real Madrid, mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro, justo e talvez o meu silêncio os levou ao limite. Mas foi o mesmo que com os outros. Fiquei desagradavelmente surpreendido com a sua ausência. Fomos muito claros com eles e com todos os outros clubes. No último minuto, não sei porquê, eles queriam mudar a regra. Quando o Real Madrid tomou a sua decisão, não tenho a certeza se não houve alguma decepção.”

Evidentemente, Vinicius certamente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top 5 porque, matematicamente, isso lhe tirou alguns pontos. Isso também resume a temporada do Real Madrid, que teve entre 3 e 4 jogadores, e os jurados dividiram suas decisões entre eles, o que beneficiou Rodri”.

— Vincent Garcia

Organização da Bola de Ouro rebate o Real Madrid em editorial

O L’Équipe, dono da France Football, publicou editorial atacando a decisão do Real Madrid de boicotar a cerimônia de premiação da Bola de Ouro 2024. Escrito por Vincent Duluc, levou o título de “Uma derrota eleitoral e uma derrota moral”. No texto, cita também que a decisão impediu que outros recebessem seus prêmios:

“O Real Madrid, que não aceita que o vencedor não seja conhecido antecipadamente, nem que não seja ele, acabou por recusar vir para o boato da derrota de Vinicius, fazendo reféns seus outros vencedores, Carlo Ancelotti e Kylian Mbappé, em particular”.