Taylor Fritz, ATP
Tenis Notícias

Taylor Fritz vence Alexander Zverev e avança para a final da ATP Finals pela 1ª vez

Na primeira das semifinais da ATP Finals 2024 deste sábado, o americano Taylor Fritz superou o alemão Alexander Zverev em três sets, parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (3), conquistando uma vaga na final. Agora, o tenista espera o vencedor do confronto entre Jannik Sinner e Casper Ruud, que ocorre às 16h30 (de Brasília), também neste sábado (16).

No duelo pela primeira vaga na decisão, Fritz saiu na frente, ganhando o primeiro set por 6/3, no entanto, sofreu o empate em seguida, perdendo pela mesma parcial. No terceiro e último set, o duelo entre o americano e o alemão foi mais equilibrado, e decidido no tie-break, onde Fritz ganhou por 7 a 3, eliminando Ruud, até então invicto no torneio.

Sendo o primeiro americano na grande decisão da ATP Finals desde 2006, quando James Blake concorreu contra Roger Federer, Taylor Fritz chega pela primeira vez a uma final do torneio, sempre disputado ao final de cada temporada, reunindo os primeiros oito melhores tenistas do ranking mundial. Sua melhor campanha até aqui havia sido em 2022, quando o atual número 5 do mundo acabou derrotado nas semifinais, por ninguém menos que Novak Djokovic.

Na final deste domingo (17), que será disputada a partir das 14h (de Brasília), a ATP Finals terá um campeão inédito, independente de quem seja o vencedor da outra semifinal que acontece nesse momento. Com Fritz chegando pela primeira vez na decisão, e Casper Ruud e Jannik Sinner possuindo um vice-campeonato cada, a conquista poderá marcar o início de novo reinado no tênis, com méritos de sobra para o futuro vencedor.

Taylor Fritz em 2024

Quinto colocado do ranking mundial e prestes a assumir o 4º lugar na próxima atualização, Taylor Fritz tem na ATP Finals sua quinta decisão no ano de 2024. Campeão em fevereiro do Delray Beach Open, que acontece nos Estados Unidos, venceu Tommy Paul na decisão, e quatro meses depois, se consagrou contra Max Purcell, no Eastbourne International, disputado no Reino Unido.

Na outras duas decisões, Fritz terminou vice-campeão ao ser derrotado por Jan-Lennard Struff, no Bavarian Open, e por Jannik Sinner, no US Open, tendo a chance de aplicar uma revanche caso este vença a semifinal do atual torneio. O italiano é o atual número 1 do mundo, e nesse momento, permanece invicto na competição, com três vitórias, e um resultado parcial na semi que pode lhe classificar para a grande final de amanhã.