los jugadores del schalke 04 antes de un partido
Bundesliga Futebol

Schalke 04 pode ‘acabar’ ao fim da temporada

O Schalke 04, tradicional clube alemão atualmente em 15° na Budesliga 2, segunda divisão na Alemanha, pode perder a sua licença de futebol se cair de divisão. Afundado em dívidas de aproximadamente 165 milhões de euros, o sete vezes campeão alemão pode estar vivendo a sua maior crise na história. A equipe recém rebaixada da Bundesliga, e que atualmente briga para não cair novamente, tem dificuldades financeiras. Atualmente possui apenas a licença para operar nas duas primeiras divisões, se cair para a terceira divisão o time perderia a licença e teria que recomeçar no futebol amador, segundo a Sky Sports Germany.

O time de Gelsenkirchen é um dos mais tradicionais e vencedores clubes da Alemanha. A equipe atualmente comandada por Karel Geraerts, ex- Union SG da Bélgica, está em 15° nesta edição da Bundesliga 2, com seis vitórias, dois empates e 11 derrotas em 19 rodadas, empatado com 20 pontos com Hansa Rostock e Eintracht Braunschweig, que estão atualmente na zona junto com o Osnarbruck, lanterna com 10 pontos. Vale lembrar que na 2 divisão Alemã os dois piores times caem direto, enquanto o 16° colocado participa de um playoff de despromoção contra o terceiro colocado da 3 divisão.

O diretor esportivo do Schalke, Marc Wilmots, disse ao jornal alemão: “É triste dizer isso, mas a verdade é; estamos lutando para não cair à 3 divisão. Quase não temos dinheiro, não deve vir ninguém nesta janela. Teremos que fazer o possível com a equipe que temos. O foco agora é só no futuro”. Apesar da declaração a equipe fechou janela a contratação de Brandon Soppy, do Torino, e Darko Churlinov, do Burnley, ambos por empréstimo até o fim da temporada.

Expectativas da Temporada

A equipe do Schalke vinha flertando com uma crise há algum tempo. O vice-campeão da Bundesliga 2017-2018, desde 2018 colecionava resultados de meio de tabela, com uma queda na lanterna para a Bundesliga 2 em 20-21. Porém a equipe foi campeã da segunda divisão em 21-22 e amenizou uma possível crise. Apesar disso, a falta de investimentos acabou levando a equipe a outro rebaixamento, em penúltimo desta vez. Já para esta temporada a expectativa era que time buscaria a vaga para a promoção com o ex-comandante da equipe Thomas Reis; e sua reformulação no elenco foram 26 saídas e 22 chegadas nesta temporada, porém a equipe acabou demitindo Reis após uma série de maus resultados em novembro e contratando Karel Geraerts.

Conhecida por ter a segunda maior torcida na Alemanha, e por ser o grande rival do Borussia Dortmund, o Schalke 04 revelou diversos jogadores para o mundo como: Ozil, Neuer, Matip, Draxler, Sané, dentre outros. A equipe não esperava lutar pelo rebaixamento, porém com um futebol apático e má decisões em formações e contratações, o time se complicou na competição que é muito disputada.

Problema com a federação

Atualmente a equipe possui uma dívida em aproximadamente de 165 milhões de euros como já citado, porém conseguiu a licença de futebol da DBF, Federação da Alemanha que cuida da Primeira e Segunda divisão na Alemanha. Apesar da dívida o time conseguiu essa exceção, mas caso seja rebaixado, o time não estaria apto com a DFL, liga dos clubes alemã, que cuida da divisões inferiores na Alemanha. Isto obrigaria a equipe a recomeçar no futebol amador e então ir subindo, caso parecido ao que aconteceu com recentemente com o Palermo, na Itália.

A situação do Schalke é parecida com a situação vivida por clubes como o Sunderland, que caiu duas vezes seguidas e até virou documentário na Netflix (Sunderland ´Till I Die), e mais recentemente o Arminia Bielefeld, que disputou a Bundesliga apenas há duas temporada, porém caiu ano passado na Bundesliga 2 e atualmente também está em 15º na terceira divisão alemã.

(Foto: Getty Images)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *