GP do Japão
Automobilismo Fórmula 1

GP do Japão está ameaçado após terremoto no Taiwan; entenda

O forte terremoto ocorrido no Taiwan nesta quarta-feira (3) pode ter impactos no GP do Japão. Após o sismo, alertas de tsunami foram acionados no Japão, onde ocorre a próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 no histórico circuito de Suzuka, neste fim de semana. Por conta desses alertas, existe a possibilidade do cancelamento do fim de semana de corridas.

O Taiwan é uma ilha que filha a cerca de de 2 mil quilômetros do Japão e, após o sismo registrado no local, os países próximos emitiram alertas de tsunami, já que é comum, com um movimento de placas tectônicas, que haja um grande deslocamento de água, causando ondas gigantes que podem atingir costas de países a depender de sua proximidade e de sua própria atividade sísmica.

No entanto, apesar das ameaças e do medo existente no início, as possibilidades de tsunami no Japão diminuíram nas últimas horas, principalmente após estudos do departamento de Geologia dos Estados Unidos. Apesar de os alertas terem diminuído, foi orientado que os habitantes japoneses fiquem em alerta, pois ainda existem possibilidades de mais sismos no local.

O terremoto ocorrido no Taiwan foi registrado com 7.4 na escala Rischter, sendo esse o mais forte ocorrido no país em 25 anos. A cidade mais afetada foi Hualien, que tem 100 mil habitantes, e pelo menos nove pessoas já perderam suas vidas por conta do sismo. Além disso, pelo menos 1011 pessoas ficaram feridas, enquanto 143 estão desaparecidas.

As novas datas do GP do Japão

Nesta temporada, a Fórmula 1 vai realizar o GP do Japão em um momento diferente do calendário. Historicamente disputado no final da temporada, a corrida em território japonês agora ganha espaço entre as quatro primeiras corridas do ano. Essa mudança ocorreu para melhorar a logística, já que o calendário começa na Ásia com Bahrein, Arábia Saudita, Austrália, Japão e China antes de ir para Miami.

Essas mudanças também afetam a situação do tempo no fim de semana no Japão, onde as temperaturas estão previstas para variar entre 9ºC e 17ºC, com possibilidade de chuva forte para todo o final de semana. Essa corrida pode ser uma possibilidade de recuperação para Max Verstappen, que não completou a corrida na Austrália e venceu as duas últimas edições do GP do Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *