Grêmio x Botafogo, Carlos Vinícius - Copa do Brasil
Futebol Brasileirão

Em noite inspirada de Carlos Vinícius, Grêmio goleia o Botafogo na Arena e deixa o Z-4

Pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Botafogo se enfrentaram na Arena na noite desta quarta-feira (04). E num jogo de oito gols, o Imortal Tricolor venceu o então líder do torneio numa goleada por 5 a 3, conquistando sua primeira vitória na temporada e deixando o Z-4 para trás.

Numa noite inspirada de Carlos Vinícius – que marcou três gols, Tetê e Edenilson, o time gaúcho somou três pontos e agora figura na sétima colocação. Já o Bota, que descontou com Arthur Cabral e Danilo – duas vezes, deixou a primeira colocação e caiu para quinto lugar, com os mesmos três pontos.

Como foi Grêmio e Botafogo?

O jogo em Porto Alegre começou favorável para os visitantes, que abriram o marcador aos 16 minutos com Arthur Cabral. O atacante recebeu de Barboza, passou por Wagner Leonardo e finalizou no canto esquerdo de Weverton, aproveitando um grande momento da ofensiva botafoguense.

O gol põe ânimo no duelo, e o Glorioso chega a se aproximar do segundo gol, mas o Grêmio empata num gol de Carlos Vinícius aos 25, em jogada pelo lado direito que terminou com um chute na pequena área. Esse empate tricolor parecia se encaminhar para o intervalo, porém, Danilo colocou o Botafogo de volta à frente do placar com um golaço de pé esquerdo, e deixava o time carioca numa situação cômoda, com seis pontos em dois jogos e a ponta do campeonato.

Na volta do vestiário, Luís Castro faz uma troca no sistema ofensivo do Grêmio e vê seu grupo assumir uma postura mais reativa, buscando mais uma vez a igualdade e em seguida a virada no jogo. Após um gol no primeiro tempo, Carlos Vinícius faz o segundo e o terceiro gol do Imortal numa sequência de sete minutos, sendo o primeiro de cabeça aos 04, recebendo lançamento de Amuzu, e o segundo de pênalti aos 11, completando o seu ‘hat-trick’.

Nesse meio tempo, o Tricolor amplia aos 14 minutos com Tetê, e os comandados de Martín Anselmi sentem o golpe, mas não desistem do jogo, vendo o time sofrer mudanças em busca de virar a chave. Aos 16 minutos, Barrera por pouco não marca o terceiro do Fogão, depois de receber uma bela assistência de Arthur Cabral. Para alívio gremista, a bola bate na trave, o que aumenta a tensão dos cariocas e faz a partida ganhar contextos dramáticos.

Depois de perder Carlos Vinícius, que reclamou de dores e pediu para deixar o gramado, o Grêmio manteve o controle da situação ao substitui-lo por André, e também pôs em campo Edenilson, que viria a fazer o quinto gol da equipe. Aproveitando um rebote defendido pelo goleiro Neto, o volante tricolor não desperdiçou a chance de ampliar a goleada aos 33, dando fim a sequência positiva do Bota após a grande estreia contra o Cruzeiro e dando a primeira vitória ao time gaúcho no Brasileiro.

Fechando a conta da partida, o Botafogo chegou a diminuir o prejuízo da desvantagem com Danilo, que marcou seu segundo gol no jogo na marca dos 40 minutos, mas não impediu a derrota do Glorioso. De virada, o Grêmio prevaleceu na partida, e somou três pontos importantíssimos diante de seu torcedor na Arena.

Final: Grêmio 5×3 Botafogo

Foto: Lucas Uebel/Grêmio