Bearman Haas
Automobilismo Fórmula 1

Haas anuncia Oliver Bearman como piloto titular para 2025

A Haas anunciou nesta quinta-feira (4) que Oliver Bearman será piloto titular da equipe americana na temporada 2025 da Fórmula 1. O jovem britânico já vinha sendo cotado para a vaga há algum tempo, especialmente após sua impressionante estreia na F1 no GP da Arábia Saudita, onde substituiu Carlos Sainz de última hora e terminou em sétimo lugar para a Ferrari.

Falando sobre seu novo contrato, Bearman descreveu a sensação de se tornar um piloto de F1 como “incrível”:

“É difícil expressar em palavras o quanto isso significa para mim”, disse ele. “Dizer em voz alta que serei um piloto de F1 pela Haas me deixa imensamente orgulhoso. Ser uma das poucas pessoas que conseguem realizar o que sonhavam quando crianças é algo realmente incrível. Para Gene [Haas], Ayao [Komatsu] e todos da Haas, obrigado por acreditarem em mim e por confiarem em mim para representar sua equipe.”

Com diversos treinos realizados para a Haas nos últimos dois anos e vitórias na F2, a equipe americana está confiante no potencial de Bearman para ser bem-sucedido na Fórmula 1.

O chefe da equipe, Ayao Komatsu, destacou o talento e a maturidade de Bearman:

“É emocionante poder dar a um jovem piloto tão talentoso como Oliver Bearman seu primeiro lugar em tempo integral na F1. Ele se tornou um piloto incrivelmente maduro sob a orientação da Ferrari, e o mundo viu isso com os próprios olhos quando ele foi chamado no último minuto para competir no GP da Arábia Saudita.

Oliver provou que estava mais do que pronto para a tarefa, e vimos isso por nós mesmos, usando-o nos carros da Haas em nossas sessões de TL1 nas duas últimas temporadas. Estamos ansiosos para desenvolvê-lo ainda mais como piloto e colher os benefícios de seu talento – tanto dentro quanto fora do carro.”

Além de correr nos treinos livres da Haas em Silverstone neste fim de semana, Bearman também participará das sessões de TL1 na Hungria, no México e em Abu Dhabi. Membro do programa de jovens pilotos da Ferrari desde o final de 2021, Bearman venceu a F4 Italiana antes de terminar em terceiro na F3 pela Prema em 2022. No ano passado, ele subiu para a F2, conquistando quatro vitórias e terminando em sexto no campeonato. Este ano, após uma vitória na corrida de sprint na Áustria no último fim de semana, ele ocupa a 14ª posição no campeonato.

As mudanças de pilotos na Haas

As mudanças de pilotos têm sido uma constante para a Haas nos últimos anos. Após um começo muito consistente com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, a equipe decidiu trocar os dois titulares para Nikita Mazepin e Mick Schumacher. Problemas com a guerra entre Rússia e Ucrânia levaram Mazepin a sair da equipe, sendo substituído por Magnussen. Pouco depois, foi a vez de Schumacher sair, dando lugar para Nico Hulkenberg.

Apesar do anúncio de Bearman, a Haas ainda não decidiu quem será seu companheiro de equipe em 2025. A equipe tem sido fortemente associada a Esteban Ocon, que está deixando a Alpine no final desta temporada, mas o francês também é candidato à Williams. Valtteri Bottas é outra possibilidade, enquanto Magnussen espera que a melhora de seus resultados possa convencer a Haas a lhe dar outro contrato.

(Foto: Twitter Haas)