Holanda
Eurocopa Futebol

Holanda vence Turquia em virada histórica e vai à semifinal da Euro

Neste sábado (6), as seleções da Holanda e Turquia se enfrentaram em busca de uma vaga na semifinal da Eurocopa de 2024.

No primeiro tempo, a equipe holandesa começou pressionando a seleção turca, impondo seu ritmo no início da partida. Com mais posse de bola, e velocidade na armação, controlou as ações, enquanto a Turquia aproximava suas lindas e continuava a ter uma defesa bem sólida e segura.

O primeiro gol da partida foi marcado pela Turquia, alterando o andamento do jogo, fazendo com que os turcos elevasse sua confiança, e a partir desse momento conseguissem ter o controle do jogo.

No segundo tempo, a Holanda voltou com uma proposta ainda mais ofensiva e se lançou ao ataque em busca do empate. Porém, quem levou mais perigo no início da segunda etapa foi a Turquia, que acertou a trave em uma cobrança de falta.

O empate da Holanda veio por meio de uma falha da marcação turca, que não se posicionou bem em uma cobrança de escanteio, o que gerou espaço para a Holanda empatar a partida.

Após o gol holandês, a partida ganhou em emoção, pois a confiança mudou de lado e a Holanda conseguiu levar mais perigo a seleção da Turquia. Devido a essa imposição, a virada da Holanda foi rápida e nos minutos seguintes o atacante Gakpo marcou e deu a vantagem para sua seleção.

A equipe holandesa hegou para o confronto, escalado por Ronald Koeman com: Verbruggen, Dumfries, De Vrij, Van Dijk, Aké, Schouten, Reijnders, Bergwijn, Xavi Simons, Gakpo e Memphis Depay.

A seleção turca, do treinador Vincenzo Montella, foi a campo com: Günok, Muldur, Ayhan, Akaydin, Bardakçı, Kadioglu, Arda Guller, Ozcan, Çalhanoğlu, Yildiz e Yılmaz

Como foi o confronto entre Holanda e Turquia?

Primeira etapa

O início de partida foi marcado pela grande intensidade na marcação de ambas as equipes. A Holanda, devido ao seu grande potencial ofensivo, começou pressionando com linhas altas e controlou as ações do jogo. A seleção turca absorveu a pressão holandesa e mantinha um bom plano defensivo e buscava sair em velocidade nos contra ataques.

A Turquia chega ao seu gol aos 35 minutos com Akaydin, após uma grande assistência de Arda Guler. O jogador aproveitou uma boa jogada e finalizou de cabeça para abrir o placar.

Com um forte e aplicado sistema defensivo, a seleção da Turquia conseguiu segurar o ímpeto da Holanda, a mesma teve bastante problema para adentrar a área adversária, mantendo o placar de 1×0 durante a primeira etapa.

Segunda etapa

O segundo tempo iniciou-se com a Holanda pressionando ainda mais a seleção da Turquia. Com a entrada de Weghorst, o camisa nove teve função importante e por meio dele as melhores chances de gols para os Holandeses foram criadas.

No minuto 10, Guler, a estrela turca que atua no Real Madrid, cobrou uma falta e acerou a trave, mostrando que a Turquia apresentava grande perigo ao atacar a seleção holandesa.

A velocidade do time turco continuava como diferencial da equipe, as linhas defensivas muito próximas e contra ataques perigosos, faziam com que a seleção apresentasse muito perigo à Holanda. Aos 20 minutos, mais uma chegada forte da Turquia, provocando uma bela defesa do arqueiro holandes.

No minuto 25, a Holanda chegou ao empate com De Vrij. Após Weghorst perder uma grande chance de gol, a bola foi desviada para escanteio, o zagueiro subiu mais alto que a defesa turca para vencer o goleiro e igualar o placar da partida.

Logo em seguida, a seleção holandesa aproveitou o bom momento na partida e virou o placar com um gol contra de Muldur, após um belo cruzamento de Dumfries, tornando o controle da partida, que já era holandes, em gols.

Aos 40 minutos, a seleção turca se lançou ao ataque, e, em dois lances seguidos, chegou muito próximo ao empate mas pecou na finalização. Com o placar adverso, a seleção holandesa administrava o jogo e resistia à pressão imposta pelo seu adversário.

Aos 44, mais uma vez Gakpo teve uma chance de ampliar e consolidar a vantagem holandesa, porém o mesmo parou em mais uma boa participação do goleiro da seleção da Turquia.

Já no período dos acréscimos, o goleiro Verbruggen realizou um milagre, fazendo uma grande defesa em mais uma chegada perigosa do ataque turco, que já estava inteiro no campo ofensivo.

Final: Holanda 2-1 Turquia

A Holanda segue para a semifinal da Eurocopa, onde enfrentará a seleção da Inglaterra, após um grande jogo diante a Turquia. Confronto marcado para o dia 10/07 às 16 horas, horário de brasília.