Iga Swiatek se prepara para estrear no Madrid Open. Ainda não há detalhes definidos para a primeira partida da número 2 do mundo. No entanto, já se saber que a polonesa irá enfrentar Alexandra Eala (72ª), algoz em Miami Open.
Ex número 1 do ranking da WTA, Swiatek tem passado por um momento complicado. Sem chegar em final desde Roland Garros 2024, a tenista não tem tido bons resultados em 2025. Só que é dominante no saibro e tenta se recuperar durante essa temporada.
O problema é que veio de mais uma derrota para Jelena Ostapenko (18ª), nas quartas de final do Stuttgart Open. Com o resultado, chegou a seis derrotas em seis jogos contra a letã. Além de manter o péssimo retrospecto, também viu a distância para Aryna Sabalenka (1ª).

Revanche contra Alexandra Eala
Alexandra Eala surpreendeu o mundo no Miami Open. No torneio WTA 1000, chegou na semifinal e, nas quartas, derrotou Iga Swiatek. Agora as duas irão se reencontrar em Madri. A filipina estreou na primeira rodada, contra Viktoriya Tomova, e venceu por 6/3 e 6/2.
Já Iga teve bye e vai estrear apenas contra sua algoz em Miami. Querendo se recuperar nessa temporada de saibro, ainda não conseguiu apresentar seu melhor tênis. Em Stuttgart, teve apenas duas partidas, sendo eliminada já nas quartas. Nas oitavas, havia vencido Jana Fett (129ª) e depois perdeu para Penko.
Swiatek agora terá o desafio de reencontrar Eala. A jovem tenista de 19 anos também tem mostrado bons resultados no saibro, o que se torna uma preocupação para a polonesa. Com problemas em quadra e sem estar em seu melhor nível, Iga está sob pressão.
Nos últimos anos, a n.º 2 mostrou ser dominante e, em 2024, chegou em três finais nesse piso, sendo campeã em todas. Em 2023, também foram três decisões no saibro, mas dois títulos. Já em 2022, três conquistas em três decisões.
Disputando apenas Stuttgart na terra batida até aqui, ainda não mostrou grande coisa. Aliás, havia certa expectativa que conseguisse ganhar de Ostapenko pela primeira vez, já que estaria em sua melhor quadra. No entanto, a derrota veio por 6/3, 3/6 e 6/2.

Fase de Iga Swiatek
Iga Swiatek não tem jogado mal na temporada, só que não está no mesmo nível do que acostumamos com a tenista. Desde o segundo semestre de 2024, a polonesa começou uma leve queda em seu desempenho. Isso também a levou a perder o n.º 1 do ranking para Aryna Sabalenka.
Sua última final foi Roland Garros, onde também foi campeã, pela quarta vez em sua carreira. No entanto, seu melhor avanço na atual temporada tem sido semifinais. No Australian Open, no WTA 1000 de Doha e Indian Wells.
Em Madrid, Iga defende título, assim como em Roma e em Paris. São 4.000 pontos a serem defendidos nos próximos meses. Caso Swiatek não volte com o seu melhor tênis, sua queda no ranking pode ser grande. Nesse momento, tem 7.383, enquanto Sabalenka tem 10.768.
Jessica Pegula (3ª) e Coco Gauff (4ª) estão com mais de 6.000 pontos e estão correndo atrás de Iga. Caso consigam bons resultados no saibro, podem ameaçar a posição da polonesa em breve. Nenhuma das duas costumam brilhar na terra batida, mas Pegula foi campeã em Charleston há poucas semanas.
Gauff também tem apenas um título no saibro, vencido em 2021. Desde então, só teve mais uma final, em 2022, quando enfrentou Swiatek em Roland Garros. A americana não teve mais sucesso nesse piso nos últimos anos.
Só que não são só as duas que ameaçam a posição de Iga Swiatek. No top 10, não há muitas tenistas que defendem muitos pontos no saibro. E isso significa que, se forem consistentes, podem surpreender no top do ranking.
Foto: IMAGO/Eibner