italia croacia euro
Eurocopa Futebol

Itália busca empate no último lance contra Croácia e avança de fase na Eurocopa

Nesta segunda-feira, em Leipizig, Itália e Croácia empataram em jogo com emoção até o fim, válido pelo grupo B, no úlitimo jogo da fase de grupos da Eurocopa.

Itália classificada

O empate contra a Croácia era o que a Itália precisava para garantir a 2ª colocação do Grupo B. Agora a seleção italiana encara a Suíça nas oitavas de final da Euro 2024.

Situação da Croácia

Já a Croácia depende de resultados para avançar entre os melhores 3º.

Como foi o jogo

O jogo começou muito lento e frio, com as duas seleções com medo de se arriscar. Por precisar do resultado a Croácia era um pouco mais ousada e buscava mais o ataque, mas parava muito em sua qualidade técnica.

A seleção italiana, optou por começar jogando nos contra-ataques, com velocidade pelas pontas e buscando o seu pivô Retegui, que nessa partida começou na vaga de titular no lugar de Scamacca.

Na primeira etapa, o jogo foi muito carente de emoção e de chances de gol, a Itália quase abriu o placar com Bastoni cabeceando na risca da pequena área, obrigando o goleiro croata Livákovic fazer uma bela defesa.

Porém no segundo tempo tudo mudou, logo aos 6 minutos de jogo, após finalização de Kramaric, a bola bateu dentro da área no braço de Fratessi, o VAR chamou e o árbitro da partida marcou penâlti para a Croácia. O camisa 10 e craque do time, Modric, pegou a bola e bateu, mas Donnaruma que pela seleção italiana se transforma, pegou o penâlti.

Mas 1 depois, a Croácia abriu o placar, justamente com Modric, que após uma linda defesa de Donnaruma, pegou o rebote e marcou, pra delírio de sua torcida. Modric se emocionou bastante após o gol. Lembrando que provavelmente essa será sua última Eurocopa com a camisa da seleção Croata.

O jogo agora havia mudado, a Croácia se defendia e saía nos contra-ataques e a seleção Italiana que ficava com a posse da bola. Criou algumas oportunidades mas sem muito perigo, e a frustração começava a se instalar nos jogadores italianos.

Mas no último lance do jogo, aos 98’, o excelente zagueiro italiano Calafiori, pegou a bola no meio campo e avançou por dois defensores croatas, tocou para Zaccagni, que bateu com muito estilo e botou na gaveta do gol defendido por Livakovic. Pra delírio dos italianos, a comissão técnica invadiu o campo e se abraçaram aos jogadores.

Resumo do primeiro tempo

Em busca da classificação para as oitavas de final da Euro 2024, o confronto entre as seleções da Itália e da Croácia teve um início cauteloso. Os croatas, ocupando a última posição do grupo antes do início da rodada, demonstraram controle da posse de bola desde os momentos iniciais.

Logo no começo da partida, Sucic quase surpreendeu ao tentar abrir o placar com um poderoso chute de longa distância, exigindo uma defesa difícil de Donnarumma. Apesar de enfrentar menos tempo com a bola nos pés, os italianos responderam com rápidos contra-ataques e tentativas de cruzamentos precisos na área adversária.

Resumo do segundo tempo

A dinâmica no início do segundo tempo apresentou uma reviravolta marcante. Aos 6 minutos, o árbitro assinalou um pênalti para a Croácia após consulta ao VAR. Luka Modric assumiu a responsabilidade da cobrança, porém viu seu chute ser defendido por Donnarumma. Contudo, no rebote, o próprio Modric aproveitou a oportunidade e abriu o placar para sua equipe.

Parecia que o jogo estava definido, com a Itália cometendo erros individuais que a deixaram em desvantagem. No entanto, em um lance crucial, o zagueiro Calafiori avançou sozinho pelo campo e cruzou para Zaccagni, que finalizou de primeira com maestria, marcando um gol espetacular nos últimos segundos do confronto e selando o placar.

Placar final: Itália 1 x 1 Croácia