Alexander Zverev e Jannik Sinner disputaram a segunda semifinal do simples masculino no Miami Open. Em um duelo de alto nível, o top 2 do mundo levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0, 3/6 e 6/7 (4). O italiano fez um jogo quase perfeito no saque e deu poucas chances ao adversário.
Contudo, o alemão não soube aproveitar as oportunidades que teve e sofreu a sétima derrota seguida para o adversário. Agora, Sinner irá enfrentar Jiri Lehecka na final em Miami. Sem perder nenhum set em todo o torneio, é o grande favorito para ser campeão e conquistar o difícil Sunshine Double. A partida será no domingo (29).
Semifinal do Miami Open
Jannik Sinner perfeito no primeiro set
O primeiro set entre Jannik Sinner e Alexander Zverev foi de alto nível. Apesar de ter perdido, o alemão teve uma atuação superior ao do n.º 2 do mundo. Segundo as estatísticas da ATP, Zverev teve uma performance rating de 9.5, contra 9.3 do adversário. Mesmo assim, não foi o suficiente para ficar na frente.
Nos primeiros cinco games, ambos tenistas tiveram certa dificuldade ao sacar. Sinner enfrentou um break point contra no terceiro game e três situações de 40-40 no quinto. Mas se segurou e não ficou atrás do placar. Por outro lado, Alexander foi quebrado na primeira oportunidade e viu o oponente abrir 1/4.
Já ficando na frente, Jannik passou a ter mais domínio nos games de serviço e manteve a vantagem até o fim. Já o alemão também não deu outra chance de ser quebrado, só que não conseguiu devolver a quebra. No primeiro set point, o n.º 2 do ranking da ATP fechou a parcial.
Zverev foi bem, mas alguns números do primeiro set também ajudam a explicar o que aconteceu. Além do pequeno momento de falha, quando foi quebrado, o alemão não fez nenhum ace, contra sete de Jannik Sinner. Além disso, foram só seis winners e cinco erros não forçados. O italiano entregou mais pontos de graça, nove, contudo, teve 13 pontos vencedores.

Alexander Zverev não consegue reação
O confronto continuou tenso na segunda parcial e ambos atletas entendiam a necessidade de se manter firme no saque. Zverev fechou os dois jogos de serviço sem ceder pontos ao adversário, só que foi o primeiro a enfrentar um break point. Dessa vez, salvou e mantinha o empate dentro do set.
Na devolução, Alexander até tentava pressionar Sinner e chegou a ter um bp a favor. Com 40-30, perdeu a chance mandando a bola na rede e não conseguiu fazer nada na sequência. No game seguinte, Jannik fez 15-40, mas também perdeu a oportunidade e não quebrou. Ainda deu trabalho, salvando dois games points para o oponente.
Até que, na terceira chance, Zverev se segurou e fechou. Em seguida, o italiano não teve trabalho em manter o empate, levando a disputa pra 5/5. Os dois últimos games foram confirmados pelos tenistas, com apenas um ponto por cada um. Dessa forma, veio o tiebreak na partida.
Jannik Sinner, assim como em todo o confronto, esteve muito firme no saque. Na devolução, conquistou a mini quebra e ficou com 4 a 5 a favor, com os dois pontos seguintes sendo em seu serviço. Confirmando o primeiro, teve o match point e não perdeu a oportunidade na sequência, garantindo a vitória e vaga na final do Miami Open.
Campeão também em Indian Wells, o n.º 2 do mundo pode conquistar o Sunshine Double. A marca foi alcançada pela última vez no masculino em 2016, por Novak Djokovic. No feminino, Iga Swiatek venceu em 2022 e Aryna Sabalenka pode repetir o feito neste sábado (28).

Foto: Matthew Stockman/AFP