Jogador mais jovem da história do futebol argentino estreia no profissional
Futebol Outras ligas

Joia argentina quebra recorde e se torna o jogador mais jovem a estrear pelo profissional do país

Nesta quinta-feira (16), o futebol argentino revelou mais uma joia para o país tricampeão do mundo. O lateral-esquerdo Mateo Apolonio, de 14 anos, jogador do Deportivo Riestra, fez sua estreia em partida contra o Newell’s Old Boys e estabeleceu um novo recorde de jogador novato em competições nacionais, superando o ex-Manchester City e seleção argentina Sérgio Aguero.

Em jogo válido pela Copa da Argentina, o atleta com apenas 14 anos e 29 dias de idade, se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo em uma partida profissional na história do país. Mateo começou o jogo no banco de reservas do Deportivo Riestra, e aos 40 minutos do segundo tempo foi chamado para participar do jogo. Ele entrou em campo quando a equipe já perdia por 1 a 0 para os visitantes.

A promessa quebrou o recorde que era do ex-jogador da seleção argentina, Kun Aguero, que estreou no futebol profissional aos 15 anos e 35 dias de idade, no ano de 2003, vestindo a camisa do Independiente. O técnico do Deportivo Riestra, Cristian Fabbiani, explicou à imprensa a decisão de colocar Mateo em campo. De acordo com ele, essa escolha foi motivada pelo calendário apertado do time nessa semana.

Ex-atacante Sergio Agüero nos tempos de Independiente
O ex-atacante Sergio Aguero nos tempos de Independiente, jogador era até então o mais novo a estrear no futebol profissional da Argentina — Foto: Reprodução.

Na entrevista concedida à TYC Sports, Fabbiani explicou que jogadores das categorias de base foram chamados pra integrar o time devido à necessidade de poupar os titulares do Riestra nas próximas partidas. Ele enfatizou que a prioridade da equipe está no Campeonato Argentino, e por isso os jogos de outras competições serão disputados com formações alternativas.

Jogador fala sobre emoção sua e da família na estreia

O jovem também concedeu uma entrevista para a imprensa argentina após a estreia, e revelou sua ansiedade ao ser convocado para integrar a equipe principal do Deportivo Riestra, além da alegria sentida por familiares ao vê-lo escalado para o profissional.

– Eu estava na sala da minha casa, subi e meu pai estava chorando. Não entendi nada e ele me disse que eu estava escalado para a Primeira Divisão. Fiquei nervoso o dia todo, tremendo.”

– disse Mateo em entrevista ao jornal Olé.

Jovem de 14 anos entra em campo pela primeira vez no futebol profissional da Argentina.
Mateo Apolonio, jovem de 14 anos nascido em 2010, entra em campo pelo Deportivo Riestra contra o Newell’s Old Boys — Foto: Reprodução

O Deportivo Riestra, com Apolonio em campo, não conseguiu alterar o resultado do jogo e perdeu por 1 a 0 para o Newell’s Old Boys. Apesar da derrota e eliminação, o clube demonstra satisfação em poder ter contribuído em um novo marco na história do futebol argentino, ao escalar o jogador mais jovem da história do país entre os profissionais, e vê-lo conquistar seus primeiros momentos de fama.

Foto: Getty Images.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *