Josip Ilicic
Eurocopa Futebol

Josip Ilicic: a história de superação do ídolo esloveno na Euro

Josip Ilicic é um jogador esloveno que atualmente atua no Maribor, clube de seu país natal. Na última partida realizada pela seleção eslovena, na edição da Eurocopa de 2024, o jogador alcançou a incrível marca de se tornar o futebolista mais velho de seu país a disputar uma partida em uma competição europeia. Porém, este não foi o fato mais importante daquela noite, mas sim o retorno do atleta após estar no fundo do poço.

O esportista havia sofrido de depressão, o que acarretou sua saída da Atalanta, clube italiano. A doença se instalou no atacante devido à Covid-19, período em que o mundo inteiro ficou paralisado e com medo da doença que atingia grande parte da população mundial. Após sua estadia forçada em casa, ele passou a sofrer problemas psicológicos, afetando também seu desempenho esportivo. Com isso, a Atalanta optou pela liberação do atleta.

Antes de passar por essa problemática, o atacante vinha com excelentes números e era uma peça chave para sua equipe, mas devido ao seu estado de saúde, seu rendimento caiu, tornando-o um jogador com pouca efetividade e participação em gols. Em sua última partida pelo clube italiano, Ilicic foi completamente ovacionado por todos os torcedores, que o consideram um verdadeiro ídolo.

Após voltar ao Maribor, o atacante obteve uma boa sequência de jogos, marcando nove gols em 36 partidas disputadas. Um fato importante e que marcou sua passagem foi quando a torcida da Atalanta, que disputaria uma partida no leste europeu, aproveitou a ocasião para realizar uma visita ao centro de treinamento do Maribor, prestando homenagens ao seu marcante atacante, provando seu respeito e carinho.

De volta à seleção da Eslovênia após três anos, Ilicic voltou a disputar uma partida por sua seleção, mostrando de uma vez por todas sua força e superação, vencendo o que muitos não conseguem ver ou não dão a devida importância.

Ao final da partida, depois deste grande feito, o atacante se pronunciou e disse: “Posso dizer que dei tudo de mim para conseguir tais jogos e resultados. Eu senti falta de tudo isso. Minha história é a prova de que na vida, você nunca deve desistir. Assim como você pode perder muito, por outro lado, a vida pode lhe dar muito. Você tem que encontrar uma maneira de aproveitar a vida novamente, de ser feliz. Estamos muito felizes de conseguir trazer alegria a todas aquelas famílias eslovenas e a todos os fãs com essas partidas.”

Ilicic em busca da história na Euro

Ilicic se consolidou de vez como uma lenda. Após renascer para a vida e para o futebol, superar as adversidades do mundo e uma forte depressão, mostrou a todo o planeta seu exemplo, seu forte poder de perseverança e uma força de vontade que para muitos servirá de exemplo, um símbolo de vida. O atacante esloveno de 36 anos segue com sua seleção escrevendo a história, onde o próximo adversário será a seleção de Portugal, confronto válido pelas oitavas de final da Euro.