Leila Pereira e Dudu, Palmeiras
Futebol Brasileirão

Leila afirma que ciclo de Dudu no Palmeiras acabou: “Tivemos momentos lindos e chegamos ao fim”

Diante de um fico ou não fico de Dudu, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, declarou que o ciclo do atacante no Verdão acabou. Em entrevista ao programa Redação SporTV durante a manhã desta segunda-feira (17), a mandatária do clube declarou estar no aguardo de um acordo com o Cruzeiro, explicou a negociação de ambos os times pelo atleta e reforçou que o próprio foi quem pediu para ser negociado com os mineiros.

Depois de um acerto entre os envolvidos no negócio e uma decisão de Dudu em recuar, mesmo após ter sido anunciado pela Raposa, o jogador não foi relacionado pelo alviverde que encara o Atlético-MG nesta segunda-feira, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Leila declarou que o atacante tem direito em voltar atrás, mas que não gostaria de ver isto acontecer, e afirmou que para ela, o ciclo entre Dudu e Palmeiras, chegou ao fim.

Ele tem o direito, mas eu não gostaria que isso acontecesse (desistência na negociação). Tudo na vida tem um ciclo que se inicia e um que se encerra. Você tem que iniciar de uma forma bonita e encerrar de uma forma linda. Imagino que é o que vai acontecer com ele. Tivemos momentos lindos e acredito que chegou ao fim o ciclo do Dudu no Palmeiras”.

Na entrevista ao SporTV, a presidente do Verdão deixou claro que foi Dudu quem procurou o clube manifestando seu desejo de ir para o Cruzeiro. Em seguida, os palestrinos entraram em acordo com a equipe mineira, porém, até o momento, não tiveram a assinatura do jogador sobre sua transferência.

Vou ser transparente e falar a verdade. Há uns 25 dias, nosso diretor Anderson Barros me procurou e disse que o Dudu o procurou por ter recebido uma proposta do Cruzeiro, que ele ficou balançado. Essa proposta é a que foi divulgada, que são quatro anos, mais um ano, e um salário superior ao do Palmeiras. Soube depois que quem procurou o Cruzeiro foi o Dudu, mas soube pelo Mattos (diretor de futebol da Raposa)”.

Não adiantava o Dudu estar falando, eu precisava de uma proposta formal. Em momento nenhum tentamos negociar. Ele tem contrato até janeiro de 2025. O Dudu conversou outras vezes com o Barros com o intuito de sair do Palmeiras. Conversou com o Abel. Há mais de 20 dias sabíamos dessa movimentação. Quem pediu para sair foi o jogador”.

Leila cita SAF da Raposa no acordo entre Palmeiras e Cruzeiro por Dudu

Ao ilustrar o processo enfrentado pelas partes envolvidas na negociação por Dudu, Leila Pereira deixou claro que Alexandre Mattos, diretor de futebol do Cruzeiro, e Pedrinho Lourenço, dono da SAF da Raposa, estiveram intermediando de forma direta com o atleta, e que apesar dele ainda não ter assinado o acordo com os mineiros, o diretor do Palmeiras, Anderson Barros, assinou, e pelo Verdão, ele está vendido. A comandante alviverde completou manifestando seu desejo de que ele cumpra seu compromisso com os respectivos clubes, e de que foi informada que ele não voltaria atrás na decisão de sair.

O Mattos e o Pedrinho, da SAF, me perguntaram se poderia mandar a proposta. E eles mandaram. Semana passada eu autorizei, pedi para o Anderson dar o acordo. Foi uma proposta envolvendo Dudu, Palmeiras e Cruzeiro. Todos decidiram que o melhor era aceitar. Eu aprovei, o Cruzeiro deu ok também e aconteceu o imbróglio que o Dudu falou que ia e depois não ia mais. Formalmente a gente não foi informado que ele voltaria atrás. Ele tem um compromisso e eu espero que ele honre o compromisso com o Palmeiras e o Cruzeiro. O atleta não assinou. O Barros assinou. Pelo Palmeiras, o Dudu está vendido. Eu preciso da assinatura dele”.

Por fim, caso Dudu não assine definitivamente com o Cruzeiro, e fique no Palmeiras, assim como declarou horas depois de ser anunciado pelo time mineiro, Leila explicou que o atleta permanecerá no elenco até o final de seu vínculo, previsto para dezembro de 2025.

O Palmeiras e o Cruzeiro formalizaram o acordo para ele ir no meio do ano. É só ele cumprir o que ele se comprometeu. Não tem problema nenhum (se não assinar com o clube mineiro). De forma tranquila, ele é atleta do Palmeiras. Se ele ficar, vai ficar até dezembro de 2025.

O Caso Dudu: Palmeiras aceita proposta, Cruzeiro anuncia, e atleta volta atrás

No último final de semana, o Palmeiras havia aceitado no sábado a proposta do Cruzeiro, estimada em quatro milhões de dólares (R$ 21 milhões) por Dudu. O atacante e seu empresário toparam o acordo salarial e o vínculo de cinco anos oferecido pelos mineiros em contrato, porém, foram surpreendidos por uma reviravolta, assim que o jogador foi anunciado nas redes sociais da Raposa como seu novo reforço. Num anúncio que pegou de surpresa tanto a assessoria de Dudu quanto seu clube atualmente, foi descoberto que o atleta ainda não havia assinado oficialmente o contrato e haveria a realização de exames médicos, previstos para o início desta semana.

No domingo, depois de toda a repercussão do caso e da publicação cruzeirense, que não desiste de contar com o atacante neste ano, diversas pessoas, entre elas, lideranças da Mancha Verde, entraram em ação para garantir a permanência de Dudu no Verdão, assim como o próprio, que após o treino de domingo, conversou com o técnico Abel Ferreira e pediu para ficar na Barra Funda. Sobre a conversa do jogador com a organizada, Leila Pereira manifestou seu respeito aos torcedores, porém, relembrou que quem administra o clube é a presidente, e que o que vale para ela, é o comprometimento dele com as equipes envolvidas no episódio.

Eu respeito todo torcedor e sei que todos os torcedores têm respeito pelo Dudu, mas quem administra é a presidente, quem toma decisões é a presidente. Eu entendo a polêmica, eu não posso proibir o atleta de falar com torcedores, mas quem é a presidente sou eu. Para mim é indiferente a conversa que torcedor tem com o atleta. O que vale para mim é o comprometimento que ele teve com o Palmeiras e agora tem com o Cruzeiro”.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em homenagem para Dudu — Foto: Fabio Menotti
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em homenagem para Dudu — Foto: Fabio Menotti/SEP

Foto: Cesar Greco/Palmeiras