Salah Gakpo Liverpool
Futebol Premier League

Liverpool tem atuação de gala e atropela Tottenham em casa

Neste domingo (5), o Liverpool venceu o Tottenham por 4 a 2 no Anfield, em Liverpool em partida válida pela 36ª rodada da Premier League. Em uma atuação quase perfeita da equipe dirigida por Jurgen Klopp, eles garantiram uma grande vitória em casa para manter vivo o sonho de título inglês. Mohamed Salah, Andrew Robertson, Cody Gakpo e Harvey Elliott marcaram para o Liverpool, enquanto Richarlison e Heung-Min Son diminuíram para os Spurs.

Depois de dois jogos sem vencer, o Liverpool se afastou bastante da disputa pelo título da Premier League, que agora parece estar entre Arsenal e Manchester City. No entanto, a vitória deixa a equipe cinco pontos atrás do líder Arsenal, precisando vencer as suas últimas duas partidas e torcer para uma combinação de resultados quase milagrosa para conquistar o título.

O Tottenham, por sua vez, vive o seu pior momento da temporada, amargando a sua quarta derrota seguida e vendo a vaga na UEFA Champions League ficando ainda mais distante. Agora, a equipe precisa tomar cuidado para não perder a vaga na Europa League, já que estão ameaçados por times como Manchester United, Newcastle e Chelsea.

Liverpool amassa no primeiro tempo

Fazendo o seu estilo de jogo característico de pressão na saída de bola, o Liverpool começou a causar muitos problemas para o Tottenham, que não conseguia sair jogando e não criava. Rapidamente, os Reds conseguiram abrir o placar quando, após boa jogada trabalhada, Gakpo fez belo levantamento para Salah, que desviou de cabeça e abriu o placar.

Depois disso, a pressão do Liverpool continuou, e a equipe teve algumas chances de aumentar o placar, parando algumas vezes em boas defesas do goleiro Guglielmo Vicario. O primeiro tempo foi um verdadeiro amasso, com os Reds tendo 14 finalizações, sendo oito delas no gol, e um expected goals (xG) de 2.52. Os Spurs, por sua vez, finalizaram apenas uma vez e tiveram um xG de 0.04.

O Liverpool conseguiu aumentar a sua vantagem no placar no primeiro tempo, quando, novamente pela esquerda, Gakpo achou Salah na área. O egípcio finalizou para a boa defesa de Vicario, mas a bola sobrou nos pés de Robertson, que só teve o trabalho de empurrar para o gol e mandar a partida para o intervalo com 2 a 0 no placar para os donos da casa.

Tottenham assusta, mas Liverpool garante vitória

Liverpool
(Foto: Twitter Liverpool)

Se Gakpo e Salah já haviam se destacado em um primeiro tempo de gala pra o Liverpool, a segunda etapa trouxe mais um nome para o hall de destaques: Elliott. Logo nos cinco minutos da etapa final, o Liverpool fez mais uma jogada envolvente que chegou aos pés do garoto, que fez cruzamento preciso para Gakpo cabecear no cantinho e aumentar a vantagem dos Reds.

Alguns minutos depois, foi a vez do próprio Elliott marcar o dele, quando recebeu de Salah e puxou para a perna boa, finalizando com estilo, no ângulo de Vicario, para fazer o quarto. Depois disso, o Liverpool diminuiu um pouco o ritmo, dando a chance para o Tottenham gostar do jogo. O técnico Ange Postecoglou fez substituições ofensivas, colocando James Maddison e Richarlison, e o time reagiu bem a isso.

Em uma das poucas jogadas criadas pelo lado direito, Brennan Johnson achou Richarlison livre na área, e o brasileiro finalizou de primeira para vencer Alisson e diminuir a desvantagem. Os Spurs continuaram criando, e, cinco minutos depois, o segundo gol saiu novamente com participação do Pombo, achando bom passe no pivô para Son, que tinalizou no canto e marcou o segundo.

Os gols animaram ainda mais o Tottenham, que começou a assustar, forçando uma boa defesa de Alisson num chute de Son. No entanto, com o contra-ataque aberto, o Liverpool também perdeu algumas chances com Darwin Nuñez e Salah. Os gols não fizeram falta, já que os Reds garantiram uma boa vitória em casa.

FT: Liverpool 4-2 Tottenham

Análise final

Em uma partida de duas equipes que estavam precisando mostrar mais nesse momento da temporada, venceu o time mais organizado. O Liverpool fez uma de suas melhores atuações do ano, contando com boas atuações de jogadores que precisavam aparecer, como Gakpo e Wataru Endo. O Tottenham, por sua vez, continua demonstrando fragilidade defensiva, e precisa melhorar para conseguir se garantir pelo menos na Europa League.

Na próxima partida, o Liverpool tem um difícil desafio ao enfrentar o Aston Villa fora de casa, podendo até ajudar o Tottenham se sair com um resultado positivo de Birmingham. Os Spurs, por sua vez, têm um “alívio” em uma sequência complicada, pegando o Burnley em seus domínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *