Neste domingo (22), o Liverpool venceu o Nottingham Forest, por 1 a 0, em City Ground, pela 27ª rodada da Premier League. Em um jogo suado, Alexis Mac Allister deu a vitória aos Reds no último lance do jogo, que trouxe seu segundo triunfo fora de casa de forma consecutiva. Por sua vez, os Tricky Trees sofreram a sua primeira derrota sob o comando de Vitor Pereira, embora tivessem tido um desempenho razoável. Veja como foi o duelo:
Forest apresenta melhora e Liverpool improdutivo

Próximos da zona de rebaixamento, os donos da casa começaram a dar os primeiros passos na nova era, com Vitor Pereira como técnico. Após a vitória contra o Fenerbahçe, pela Europa League, no meio de semana, o jogo contra o Liverpool foi um desafio a parte — a começar por uma estratégia mais equilibrada e de evitação dos escapes dos pontas adversários.
Ao menos foi o que o treinador português deu a entender com a escalação inicial. Com dois volantes a frente da linha de defesa, o Forest esteve mais protegido no primeiro tempo no City Ground, na mesma proporção que foi melhor ofensivamente.
Os números evidenciaram uma evolução dos Tricky Trees, que denotaram uma posse de bola maior e finalizaram seis vezes mais que os Reds na etapa inicial. Alisson foi obrigado a fazer duas defesas nas conclusões de Hudson-Odoi, logo no começo, e com Hutchinson na marca dos 22 minutos. Sendo assim, diante da má fase da equipe, era satisfatório que o time estivesse melhor defensivamente — ainda que não fosse eficaz.
Por outro lado, o Liverpool sequer conseguiu ultrapassar a linha do meio campo. Os jogadores de mais brio na parte técnica pouco encontraram espaços para criar e sempre estavam pressionados por uma marcação encaixada do Forest. Todas as saídas estavam fechadas, o que restava mesmo era uma compensação na parte defensiva — pois os destaques da primeira etapa dos Reds foram justamente Van Dijk e Konaté.
Os dois centrais conseguiram fazer com que a bola não chegasse aos pés de Igor Jesus. Mesmo que a marcação nos flancos estivesse frouxa, pois Szoboszlai e Kerkez não tem essa característica combativa, os zagueiros foram muito importantes para que o zero não saísse do placar.
Um ponto para salientar pelo lado do Liverpool é que o time perdeu Florian Wirtz no aquecimento. O armador teve problemas físicos e Curtis Jones iniciou a partida em seu lugar. Desse modo, perdia-se uma engrenagem na armação e ganhava-se uma na saída de bola.
No mais, o primeiro tempo não teve gols, embora tivesse uma evolução substancial do Forest, enquanto o Liverpool ficou amarrado e pouco produziu.
O gás dos mandantes acabou, Liverpool volta mais agressivo e marca no minuto final

Era esperado que o jogo assumisse uma característica mais ousada — afinal, os times buscavam uma ascensão na temporada. Os ajustes que Arne Slot fez no intervalo trouxe uma mentalidade diferente em detrimento do baixo rendimento da primeira etapa dos Reds.
O Liverpool aumentou a posse de bola, adiantou as linhas e começou a ter campo para correr. Assim, Salah e Gakpo deram mais amplitude e tiveram mais condições de superar Neco Williams e Aina no duelo individual. Somado a isso, Gravenberch e Mac Allister desfrutaram de uma liberdade da qual não tiveram no primeiro tempo. Assim, a mudança na dinâmica do certame perpassou justamente nesse aspecto ofensivo e construtivo dos visitantes.
Por mais que os donos da casa apresentassem a mesma proposta de jogo, o retorno dos vestiários denotou um desgaste físico — isto é, não era mais possível exercer um volume de jogo semelhante ao que estava sendo apresentado. O cansaço chamou a atenção e o Forest só não teve a meta balançada porque Ortega defendeu a conclusão de Curtis Jones na pequena área.
Foi por isso que Vitor Pereira fez quatro mudanças em um intervalo de 10 minutos. Os Tricky Trees precisavam recolocar-se nos trilhos frente a pressão do Liverpool. Alternativas ofensivas e de mais vigor físico foram mais importantes, como as entradas de Ndoye, Lorenzo Lucca e Bakwa. Todos eles ajudaram a equilibrar momentaneamente o duelo. A resposta dos Reds foram com Chiesa, Robertson e Gomez. Os defensores sustentaram o problema, já o italiano trouxe mais agressividade.
O prêmio do gol foi concedido de forma aleatória. O primeiro sinal foi no segundo minuto dos acréscimos, quando Mac Allister teve o gol anulado por um toque no braço, em um tento completamente sem querer. O segundo, mesmo com a análise do VAR, não teve escapatória. O argentino aproveitou o rebote da cabeçada de Ekitike para abrir o placar no último minuto de jogo.

Em City Ground, o acaso se sobrepôs ao mérito e deu ao Liverpool a vitória fora de casa. Para o desespero de Vitor Pereira e a reclamação dos atletas do Forest, o revés ocorreu da pior forma — com um desempenho melhor que o oponente, mas que não relega a má fase.
Próximas partidas de Nottingham Forest e Liverpool
Com a derrota, o Forest manteve-se na 17ª colocação da Premier League, com 27 pontos. O time de Vitor Pereira encontrou o primeiro tropeço na nova era e mira o próximo adversário na sequência do torneio, o Brighton. O jogo contra os Seagulls será no domingo que vem (01), às 11h (de Brasília), no Amex Stadium.
Só que antes do duelo pelo nacional, os Tricky Trees terão um compromisso internacional no meio de semana, contra o Fenerbahçe, em casa, pelo jogo de volta play-offs das oitavas de final da Europa League. O time inglês venceu a primeira jornada por 3 a 0, na Turquia.
O Liverpool chegou a segunda vitória consecutiva fora de casa neste mês de fevereiro, permanecendo ainda em 6° lugar, agora com 45 pontos na tabela do Campeonato Inglês. O time terá a próxima semana toda para descansar e se preparar para o jogo do sábado que vem (28), ao meio dia, contra o West Ham, em Anfield, pela 29ª rodada da competição.
Ficha técnica da partida
Nottingham Forest 0x1 Liverpool
Local: The City Ground, Nottingham (ING)
Data: Domingo, 22 de fevereiro de 2026
Hora: 11h (de Brasília)
Competição: 27ª rodada da Premier League 2025/2026
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
Gol(s):
- Liverpool: Alexis Mac Allister, 45’+7’/2°T
Cartões amarelos:
- Nottingham Forest: Gibbs-White e Aina
Nottingham Forest: Ortega; Ainda, Milenkovic, Murillo e Neco Williams; Sangaré e Elliott Anderson (Domínguez); Hutchinson (Bakwa), Gibbs-White (McAtee) e Hudson-Odoi (Ndoye); Igor Jesus (Lorenzo Lucca). Técnico: Vitor Pereira.
Liverpool: Alisson; Szoboszlai, Konaté, Van Dijk e Kerkez (Robertson); Gravenberch e Mac Allister; Salah (Ngumoha), Curtis Jones (Joe Gomez) e Gakpo (Chiesa); Ekitiké. Técnico: Arne Slot.
Créditos da foto de capa: Divulgação/FC Liverpool