Manchester City e Arsenal se enfrentam pela liderança da Premier League - Foto: divulgação
Futebol Premier League

Manchester City e Arsenal duelam pela liderança da Premier League

A Inglaterra (e boa parte do mundo) vai parar neste domingo (31) para acompanhar o duelo entre Manchester City e Arsenal, pela 30ª rodada da Premier League. A bola rola no Etihad Stadium, casa do City, a partir das 12h30 (horário de Brasília) e pode deixar o vencedor do confronto ainda mais perto do título.

Líderes do campeonato inglês com 64 pontos, os Gunners têm a missão de segurar o ímpeto dos Cityzens para seguirem no topo da tabela por mais uma rodada. Para isso, o time Mikel Arteta confiará no desempenho conquistado até aqui em campo, visto que é dono do melhor ataque (70 gols marcados) e da melhor defesa (24 gols sofridos) da competição.

Arsenal levou a melhor no 1º turno

Os londrinos guardam ainda a recente vitória por 1 a 0 diante do rival, no primeiro turno, no Emirates Stadium. Na ocasião, Gabriel Martinelli marcou o gol do triunfo dos Gunners e pôs fim a um incômodo jejum de 12 derrotas seguidas para o City.

O atacante brasileiro, que retornava de lesão, saiu do banco de reservas para marcar o gol do alívio aos 40 minutos do segundo tempo e levando à loucura todos os torcedores do Arsenal presentes do Emirates.

Martinelli comemora gol da vitória do Arsenal sobre o Manchester City - Foto: Getty Images
Martinelli comemora gol da vitória do Arsenal sobre o Manchester City – Foto: Getty Images

“Decisão” em 2022-23

Contudo, há ainda um sentimento de revanche no ar, visto que na temporada 2022-23 o então líder Arsenal foi derrotado justamente pelo time de Pep Guardiola na reta final da Premier League quando os times se encontravam na mesma situação da atual temporada.

Naquela oportunidade, quando o jogo também aconteceu no Etihad, o Manchester City goleou o Arsenal por 4 a 1 em uma partida avassaladora, com direito a dois gols de Kevin De Bruyne, um de Stones e outro de Haaland (Rob Holding marcou o de honra dos londrinos). A vitória sobre os Gunners impulsionou o embalado City, que ficou com a taça ao fim da temporada.

De Bruyne foi o destaque do Manchester City na goleada sobre o Arsenal em 2022-23 - Foto: Reuters
De Bruyne foi o destaque do Manchester City na goleada sobre o Arsenal em 2022-23 – Foto: Reuters

Manchester City na cola

Com apenas um ponto a menos que o Arsenal, o City ocupa a terceira colocação com 63 pontos e deseja a vitória em casa para ultrapassar o rival direto e assumir o primeiro lugar. Para isso, os azuis de Manchester precisam contar com o tropeço do Liverpool, vice-líder com os mesmos 64 pontos do Arsenal.

Desfalques de peso

No entanto, Guardiola terá prováveis baixas de peso para o confronto decisivo. Walker, De Bruyne, Ederson, Stones e Akanji, em transição de lesões, são dúvidas para estar ou não em campo diante do Arsenal. Logo, o comandante dos Cityzens terá que quebrar a cabeça para montar a equipe se algumas de suas principais estrelas não estiverem em totais condições.

Já do lado londrino, a baixa deve ser Gabriel Martinelli, O brasileiro possui uma lesão no pé que o impossibilitou de defender a seleção brasileira na última data FIFA. O atacante ainda não está totalmente descartado, mas é provável que, se estiver apto, comece no banco. Já Saka, que também desfalcou a Inglaterra na data FIFA, está recuperado e é nome certo para o jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *