Erik ten Hag, Manchester United
Futebol Premier League

Após mistério, Manchester United anuncia renovação com Erik ten Hag

O Manchester United anunciou nesta quinta-feira a renovação de contrato do treinador Erik ten Hag até junho de 2026. Tendo balançado no cargo por resultados ruins, o holandês de 54 anos chegou próximo da demissão na última temporada, porém garantiu sua permanência no comando do Red Devils. Seu acordo anterior ia até 2025, com opção de renovação por mais uma temporada.

Ao renovar contrato com a equipe inglesa, Ten Hag destacou sua alegria em obter um novo vínculo, e reconheceu a necessidade do United buscar títulos na Inglaterra e na Europa, relembrando a fase gloriosa do clube sob o comando de Alex Ferguson.

Estou muito satisfeito por ter chegado a um acordo com o clube para continuar trabalhando juntos. Olhando para os dois últimos anos, podemos nos orgulhar de dois troféus e muitos exemplos de progressão. No entanto, também devemos deixar claro que ainda há muito trabalho pela frente para alcançar os níveis esperados do Manchester United, o que significa ir em busca de títulos ingleses e europeus”.

Em duas temporadas à frente do Manchester United, Erik ten Hag conquistou dois troféus, a Copa da Liga Inglesa, na temporada 2022/2023, e a Copa da Inglaterra, em 2023/2024, derrotando o Manchester City de Pep Guardiola na grande decisão. O diretor do United, Dan Ashworth, reconheceu as conquistas do técnico no clube, e afirmou que a diretoria analisou friamente que o holandês era a melhor escolha da equipe para conduzí-la em busca de resultados.

Com os dois troféus nas últimas duas temporadas, Erik reforçou seu histórico como um dos técnicos de sucesso mais consistentes do futebol europeu. Enquanto a análise do clube sobre a temporada passada destacou áreas para melhorar, também concluiu claramente que Erik era o melhor parceiro para trabalharmos na melhoria de padrões e resultados”.

Manchester United e Erik ten Hag

Após se destacar no comando do Ajax com seis títulos, Erik ten Hag chegou ao Manchester United em 2022. Pelo clube holandês, o treinador conquistou três Eredivisie, a liga holandesa, e levou a equipe às semifinais da Liga dos Campeões em 2018/2019.

No Red Devils, Ten Hag conduziu a equipe em 114 jogos, tendo 68 vitórias, 15 empates e 31 derrotas. Sua última conquista no United, a Copa da Inglaterra, deu ao time uma vaga na Liga Europa 2024/2025 -, já que terminou o Campeonato Inglês passado na oitava posição, seu pior registro desde o início da era Premier League. Na temporada 2023/2024, o clube participou da Liga dos Campeões e encerrou sua participação na fase de grupos após ser lanterna numa chave com Bayern de Munique, Copenhagen e Galatasaray.

Erik ten Hag, Manchester United
Erik ten Hag com a taça da Copa da Inglaterra conquistada com o Manchester United — Foto: Crystal Pix/MB Media/Getty Images