gettyimages 1248437693
Futebol Premier League

Manchester United anuncia venda do futebol do clube para o bilionário Sir Jim Ratcliffe

Neste domingo (24), um sonho antigo da torcida do Manchester United se tornou realidade. O clube anunciou a venda de cerca de 25% de suas ações para o bilionário Sir Jim Ratcliffe, dono da INEOS, tirando a família Glazer do comando do futebol em todas as instâncias.

Ratcliffe venceu uma competição ferrenha com o sheik catari Hamed bin Jassim bin Jaber Al Thani, que fez uma oferta para comprar 100% do clube. Apesar de manter os Glazers como sócios majoritários no clube, o futebol masculino, feminino e de base do United passarão a ser comandados pela INEOS, empresa de Ratcliffe, que prometeu investir mais de US$ 300 milhões em reformas em Old Trafford e melhorias no centro de treinamento do clube.

Além disso, Ratcliffe também pretende aumentar a sua participação no clube, até que consiga ter 100% do controle nos próximos anos. A INEOS, empresa conhecida no mundo do ciclismo e pela sua parceria de sucesso com a Mercedes na Fórmula 1, também é dona do Nice, da França, e e do FC Lausanne-Sport, da Suíça. A empresa também tem participação no Racing Club Abidjan, da Costa do Marfim.

O United vive uma temporada conturbada, e está passando por várias mudanças internas. Recentemente, o clube anunciou a saída do diretor de futebol John Murtough e do CEO Richard Arnold, e esses cargos devem ser ocupados por pessoas de confiança da INEOS. O principal nome especulado para CEO é do francês Jean-Claude Blanc, ex-Juventus e PSG, enquanto Paul Mitchell e Ben Ashworth estão especulados como diretores.

A família Glazer no Manchester United

Donos do United desde 2005, os Glazers não estão agradando nos últimos anos no clube, e foram alvos de intensos protestos dos torcedores, incluindo um que causou o cancelamento de uma partida contra o Liverpool, em 2021. Embora Ratcliffe tenha mantido os desafetos da torcida como sócios, o próprio bilionário afirmou que eles estão visando o “longo prazo”, ou seja, o controle total do clube nos próximos anos.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *