Helmut Marko Red Bull
Automobilismo Fórmula 1

Marko faz campanha para Lawson no lugar de Ricciardo na Racing Bulls em 2025

Entre os dois times sob comando da Red Bull na Fórmula 1, há apenas uma indefinição para a dupla de pilotos para a temporada 2025.

Enquanto Max Verstappen, com contrato até 2028, e Sergio Perez, com contrato até 2026, estão garantidos no time principal, a Racing Bulls apenas tem uma das vagas garantidas, a do japonês Yuki Tsunoda, que teve seu contrato renovado no início da temporada.

Hoje, o lugar na equipe pertence ao veterano Daniel Ricciardo, mas isso é uma discussão dentro do time austríaco. Um dos postulantes à vaga do australiano é o jovem Liam Lawson, que substituiu Ricciardo no ano passado enquanto ele se recuperava de uma fratura na mão.

Lawson, enquanto substituiu Daniel, teve destaque. Correndo em cinco etapas, o piloto terminou quatro provas à frente do japonês, conquistando dois pontos com o nono lugar no GP de Singapura.

Preferência clara de Marko

Em entrevista ao jornal Kleine Zeitung, o consultor do time austríaco, Helmut Marko, mostrou que tem sua preferência.

“Os acionistas deixam claro que a VCARB se trata de uma equipe júnior e que temos de agir em conformidade”, disse o polêmico dirigente.

“O objetivo era que Ricciardo fosse levado para a Red Bull com atuações excepcionais. Essa vaga agora pertence a Sergio Perez, então esse plano não vale mais. Teremos que contratar um jovem piloto em breve, e esse será Liam Lawson.”

Os recentes rumores no paddock da categoria apontam que o neozelandês pode tentar uma vaga na Sauber/Audi, já que não gostaria de ficar fora do grid por uma temporada, aguardando uma oportunidade na “equipe júnior” da Red Bull.