dgodalbos012 scaled
Basquete NBA

Nada de varrida! Mavericks fazem jogo dominante e massacram Celtics

O Boston Celtics entrou em quadra neste jogo 4 com as chances de vencer e voltar a ser campeão da NBA, após 16 anos. Mas o Dallas Mavericks não queria saber de varrida e passou o carro nesta sexta-feira (14) no American Airlines Center.

Os Mavs contaram com seus role players contribuindo muito mais em quadra e, mesmo com Luka Doncic e Kyrie Irving sendo os principais pontuadores, o jogo do time de Jason Kidd não ficou tão dependente da dupla.

Além disso, os Celtics pareciam que desaprenderam a jogar. Muitos erros e diferente dos três primeiros jogos, os outros nomes do time simplesmente não conseguiram jogar. Os Mavericks, que chegaram a vencer por 48 pontos de vantagem, foram donos da partida e conseguiram uma vitória que leva a série de volta para Boston.

Amasso dos Mavericks no primeiro tempo

A partida começou bem disputada no Texas, com as duas defesas prevalecendo no inicio da partida. Enquanto Boston trabalhava bem a bola, buscando o melhor jogador posicionado para os arremessos de 3, Dallas se ajustou na defesa, principalmente protegendo mais Doncic, visto que o mesmo foi expulso no último jogo. Os Mavericks começaram melhores na partida, levando vantagem principalmente no garrafão com Derek Lively, vindo do banco.

Por sua vez, os Celtics sofriam neste inicio de partida com a defesa de garrafão de Dallas e não tendo sucesso nas bolas triplas, no primeiro quarto. Luka, com 10 pontos, era o cestinha da partida. Os Mavs faziam um jogo mais coletivo, com mais jogadores contribuindo no ataque, enquanto isso Boston parecia nervoso e chegou a cometer 5 turnovers ainda no primeiro quarto.

Os Mavericks limitaram Boston a apenas 21 pontos nos primeiros doze minutos, fazendo seu melhor quarto até aqui na série. O primeiro quarto finalizou 21×34 para o time do Texas. Jayson Tatum, com 11 pontos, era o cestinha do Celtics até o momento.

Os Mavs começaram o segundo quarto, ainda muito intensos na defesa e no ataque sendo muito superiores na briga pelos rebotes. Lively dominava o garrafão celta, que não tinha ninguém para disputar na área pintada com o pivô texano.

Os Mavericks já estavam com 18 pontos de vantagem, sendo soberanos no primeiro quarto. Além do grande primeiro tempo do time da casa, os Celtics abusavam dos erros. Eram muitos erros. Arremessos forçados, e um time que parecia querer um jogo 5.

Boston não conseguia incluir todo seus principais jogadores na pontuação, ficando sobre Tatum como principal pontuador do time. Os Mavericks faziam um primeiro tempo irretocável, simplesmente dava tudo certo para o time da casa. Luka e Kyrie somando para 31 pontos e com Lively e Dante Exum ajudando muito vindo do banco.

Os Mavericks fecharam o segundo quarto uma vantagem de 26 pontos, em um primeiro tempo que deu tudo certo para o time de Jason Kidd. Dallas fez sua melhor atuação até aqui na série, com direito a um grande domínio no garrafão e com 10 bolas de três pontos. Boston não conseguia se encontrar na partida, com muitos erros, 5/19 nas bolas triplas e muitos erros ofensivos.

O jogo foi para o intervalo com uma vitória parcial de 61×35 para o Dallas. Até o momento, nada de varrida nas finais da NBA.

Mavericks dominam e vencem pela primeira vez na série

mavericks celtics jogo 4
Foto: Getty Images

O começo do terceiro quarto seria muito importante para ver se os Celtics voltariam para o jogo. Nada disso, os Mavs seguiram dominantes e encaminharam a vitória no terceiro quarto. Daniel Gafford foi importante pegando rebotes e sendo muito superior no garrafão.

Foi um jogo de total domínio dos Mavericks. Os Celtics praticamente ficaram em Tatum e Brown, e não viram os outros jogadores contribuintes ao longo destes playoffs como Jrue Holiday, Derrick White e Al Horford aparecerem para contribuir no ataque desta vez.

Por outro lado, pela primeira vez na série, Dallas viu Lively, Gafford, Exum e P.J Washington contribuindo muito na pontuação. Além disso, defensivamente foi um jogo quase perfeito dos texanos, que forçaram vários turnovers de Boston em toda a noite.

Já próximo do final do jogo, tanto Joe Mazzulla como Jason Kidd tiraram seus titulares de quadra, já pensando no jogo 5 em Boston na próxima segunda-feira no TD Garden.

Os Mavericks ainda possuem uma montanha alta para escalar para terem alguma chance de voltar para série, mas a vitória no jogo 3, ainda mais do jeito que foi, sendo muito superior e dominante em quadra, durante todo o jogo, foi uma grande resposta e um sopro de esperança na série.

Final: Dallas Mavericks 122×84 Boston Celtics (BOS lidera 3-1)

Luka Doncic, com 29 pontos e Kyrie Irving, com 21, foram os grandes destaques da partida. Pelos celtas, Jayson Tatum, com 15 pontos, foi o cestinha da partida, que trouxe o primeiro revés fora de casa a Boston nesta pós-temporada.

(Foto: Getty Images)