Thiago Monteiro
Tenis Jogos Outros Torneios

Monteiro é derrotado por Zhang e encerra campanha histórica em Roma

A jornada do brasileiro Thiago Monteiro no Masters 1000 de Roma chegou ao fim nesta terça-feira, após uma disputa acirrada nas oitavas de final contra o chinês Zhizhen Zhang, que resultou em uma derrota apertada em dois sets equilibrados. Monteiro não conseguiu capitalizar as oportunidades que teve e foi eliminado com um placar final de 7/6 (7-4) e 6/3, após 1 hora e 54 minutos de jogo.

Monteiro conquistou cinco vitórias consecutivas no Foro Itálico desde o quali, incluindo três na chave principal, onde derrotou o francês Gael Monfils, o australiano Jordan Thompson e o sérvio Miomir Kecmanovic. Com seu desempenho no saibro romano, ele retornará ao top 100 do ranking da ATP, provisoriamente subindo para a 84ª posição.

Responsável pela eliminação de Monteiro, Zhang alcança sua melhor campanha em Masters 1000, repetindo o feito das quartas de final em Madri no ano anterior. Como o primeiro chinês a chegar às oitavas em Roma, ele buscará uma inédita semifinal contra o chileno Alejandro Tabilo, que anteriormente derrotou o russo Karen Khachanov.

Tabilo, que surpreendeu ao eliminar o sérvio Novak Djokovic, continua sua jornada em busca de seu melhor desempenho neste nível de torneio. Cabeça de chave número 29, o chileno nunca enfrentou Zhang em chaves principais, mas os dois se encontraram uma vez antes, três anos atrás, no qualificatório de Wimbledon, com Zhang levando a melhor em dois sets decididos no tiebreak.

O confronto entre Monteiro e Zhang foi altamente equilibrado, com ambos registrando o mesmo número de bolas vencedoras (23) e erros não-forçados (15). O chinês acabou prevalecendo devido ao seu aproveitamento no saque, com 70% contra 68% do brasileiro, e por ter conseguido capitalizar minimamente as oportunidades de quebra. Ele converteu um dos cinco break-points que teve e salvou os quatro que enfrentou.

Monteiro perde chances e é derrotado

Desde o início da partida, Monteiro enfrentou uma forte pressão, tendo que salvar três break-points logo no primeiro game. Embora tenha mostrado resistência, o brasileiro não conseguiu converter suas próprias chances de quebra no quinto e oitavo games, com Zhang demonstrando solidez em momentos cruciais. A definição da primeira parcial foi para o tiebreak, onde Zhang conseguiu uma vantagem crucial, saindo na frente com um mini-break a mais.

Na segunda parcial, Monteiro teve suas primeiras oportunidades de quebra no terceiro game, mas Zhang conseguiu mantê-lo afastado com um jogo sólido. O sexto game foi determinante, com o chinês aproveitando-se de um momento de queda no desempenho de Monteiro para quebrar seu saque sem ceder pontos. A partir de então, Zhang administrou a vantagem até o final do jogo, garantindo sua vitória no confronto.

FT: Zhizhen Zhang 2-0 Thiago Monteiro (7-6; 6-3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *