Raspadori Napoli
Futebol Serie A

Napoli vence Juventus nos minutos finais com Raspadori decisivo

Na tarde deste domingo (3), Napoli e Juventus se enfrentaram no Stadio Diego Armando Maradona, em Nápoles, e a equipe da casa saiu vitoriosa por 2 a 1. Em uma partida aberta e equilibrada, Giacomo Raspadori foi o herói, marcando nos minutos finais para dar a vitória para os Partenopel. Khvicha Kvaratskhelia e Federico Chiesa fizeram os outros gols do confronto.

Precisando da vitória e vindo com moral depois de uma goleada acachapante contra o Sassuolo na semana passada, o Napoli viu suas chances de se classificar para uma competição europeia aumentarem após uma rodada boa onde seus adversários mais próximos perderam. Cada vez mais se acertando após a demissão de Walter Mazzarri, a equipe ocupa a sétima posição na Serie A.

A Juventus, por sua vez, vive uma má fase. Sem conseguir ser sólida defensivamente nas últimas partidas, a equipe venceu apenas um de seus últimos quatro jogos, e suas chances de conquistar o título estão se esvaindo ainda mais. Agora, a disputa parece ser com o Milan pela vice-liderança do campeonato, já que os rossoneri diminuíram a desvantagem para apenas um ponto após a derrota de seus rivais.

(Foto: Twitter Serie A)

Após começo aberto, Napoli abre o placar

O começo da partida foi muito equilibrado, com as duas equipes tendo chances para criar e marcar, mas as primeiras oportunidades claras vieram com a Juventus. Chiesa roubou a bola no campo de ataque e deu cruzamento preciso para Dusan Vlahovic, que tentou cabecear tirando do goleiro, mas mandou para fora. Pouco depois, foi a vez do próprio Chiesa quase marcar, mas perder a chance.

O Napoli melhorou na parte final da primeira etapa, principalmente quando começou a sair jogando melhor com a bola no campo de defesa. Diferente de quando a Juve teve o domínio, os donos da casa conseguiram capitalizar quando foram melhores, e rapidamente abriram o placar. Após boa jogada pela direita, Giovanni Di Lorenzo tentou o cruzamento e a defesa da Juve afastou mal, dando a oportunidade para Kvaratskhelia pegar um lindo voleio e abrir o placar.

Esse gol deu a vantagem para o Napoli, e a equipe da casa foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.

Juventus empata, mas Raspadori salva Napoli

O começo do segundo tempo foi bem parecido com o primeiro, com a Juventus dominando as ações e criando mais chances de gol. No entanto, poucas delas eram claras, e, quando o Napoli tinha a bola, conseguia segurar, principalmente por uma marcação alta da Juventus que não surgia tanto efeito na pressão na saída de bola.

Mesmo sem muitas oportunidades claras de gol na segunda etapa, a Juventus conseguiu chegar ao empate quando Carlos Alcaraz achou Chiesa na direita e o camisa 7 soltou uma pancada cruzada para vencer Meret e deixar tudo igual no Stadio Diego Armando Maradona. O gol não afetou o Napoli, que veio ao ataque e começou a transformar a posse de bola em chances de gol.

No entanto, o jogo seria decidido em uma bola parada. Victor Osimhen recebeu na área e tentou fazer um pivô, mas acabou sofrendo um pisão de Joseph Nonge Boende. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti, dando a oportunidade para o artilheiro nigeriano ser o herói. No entanto, Osimhen perdeu a cobrança, mas Raspadori mandou para dentro no rebote, fazendo a festa da torcida do Napoli.

A Juventus ainda tentou fazer alguma pressão nos acréscimos, mas não conseguiu levar perigo ao gol do Napoli, que saiu com uma vitória importante para as suas aspirações de buscar uma competição europeia na temporada e manteve o tabu da Juve.

FT: Napoli 2-1 Juventus

Análise final

Em uma partida de duas equipes que vivem alguns problemas com seus ataques na temporada, a partida foi bem mais aberta do que o que se esperava antes. Com os dois times precisando da vitória, o que se viu foi um Napoli cada vez mais arrumado, principalmente no seu estilo de jogo de posse de bola, enfrentando uma Juve que não foi tão sólida defensivamente como costuma ser.

No final, venceu quem tinha a intenção de vencer e precisava mais da vitória. O Napoli agora volta suas atenções para a UEFA Champions League, já que tem a partida de volta das oitavas contra o Barcelona no meio de semana antes de enfrentar a Inter fora de casa no próximo final de semana. A Juventus, por sua vez, tem outro grande jogo contra a Atalanta em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *