GDKfIyvW8AA0ciJ
Futebol

Newcastle domina Sunderland, vence derby e avança na FA Cup

Neste sábado (6), o Newcastle venceu o Sunderland por 3 a 0 no Stadium of Light em Sunderland. No primeiro encontro entre os dois rivais do nordeste da Inglaterra em oito anos, a partida foi muito bem controlada pelo Newcastle, que avança na FA Cup graças a gols marcados por Daniel Ballard (contra) e Alexander Isak duas vezes.

A partida veio carregada de tensão desde o início. O Sunderland, tradicional equipe inglesa que vive momentos difíceis desde o rebaixamento da Premier League, entrou pilhada, mas não foi capaz de conter o ímpeto de seu rival abastado. O Newcastle foi melhor durante a partida inteira, controlando a posse de bola e, consequentemente, o meio de campo, tirando todas as oportunidades dos rivais.

O Sunderland, por sua vez, vivia de tentativas frustradas de seus principais jogadores, não conseguindo fazer valer o talento de seu meio de campo, formado por jogadores como Jobe Bellingham, irmão mais novo de Jude Bellingham, e Alex Pritchard.

Início truncado, Newcastle dominante

O começo do jogo trazia um Sunderland que parecia mais preocupado em impor um domínio físico do que em jogar bola. Frustrados por não conseguir ter a bola, como gosta o técnico Michael Beale, os jogadores dos Black Cats faziam muitas faltas, o que deixava a partida mais picada. Sem cair na pilha, o Newcastle continuava jogando ao estilo de Eddie Howe: muita movimentação e posse de bola.

A equipe visitante quase conseguiu marcar pela primeira vez quando Isak foi lançado por Miguel Almiron, mas, após disputa com o zagueiro, ele não conseguiu finalizar. No final do primeiro tempo, porém, os espaços começaram a aparecer, e uma jogada brasileira pela esquerda entre Bruno Guimarães e Joelinton culminou em um cruzamento rasteiro, que foi desviado para o gol por Ballard antes que chegasse em Isak, abrindo o placar para o Newcastle.

Apesar de um primeiro tempo muito truncado, o Newcastle foi para o intervalo liderando a partida por 1 a 0.

Newcastle mata o jogo

No início do segundo tempo, o torcedor do Sunderland recebeu mais um balde de água fria. Após uma saída errada, Almirón roubou e saiu cara a cara com o goleiro, dando um passe para Isak apenas empurrar para o gol vazio e aumentar a vantagem.

O gol poderia ter matado o Sunderland no confronto, mas só deu o melhor momento da equipe. A equipe da casa finalmente conseguiu acionar os seus jogadores mais habilidosos, e, com isso, começou a criar boas chances. As duas melhores oportunides vieram dos pés de Pritchard, sendo a primeira delas uma pancada de fora da área que passou ao lado do gol e a segunda um chute com estilo que forçou boa defesa de Martin Dubravka.

Indo para o final da partida, o Newcastle voltou a controlar a posse para conter o curto ímpeto de seus rivais. Com o Sunderland tentando pressionar, os Magpies contavam com escapadas em velocidade de jogadores como Anthony Gordon e Joelinton. Em uma dessas jogadas, Ballard completou o seu péssimo dia no derby fazendo um pênalti nos acréscimos, que foi convertido por Isak para dar números finais ao jogo.

FT: Sunderland 0-3 Newcastle

Situação das equipes

O Newcastle avança na Copa da Inglaterra, que pode ser a única oportunidade de título da equipe na temporada. Os Magpies se encontram na nona posição da Premier League, com 29 pontos, 11 atrás da zona de Champions League. O Sunderland vai focar em tentar o retorno à elite do futebol inglês na próxima temporada, já que ocupa a sexta posição na Championship, sendo a última vaga de playoffs.

Na próxima rodada de Premier League, o Newcastle enfrenta o Manchester City em casa, enquanto o Sunderland pega um confronto direto contra o Ipswich Town fora de casa na Championship.

(Foto: Twitter Newcastle United)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *