Josef Newgarden
Automobilismo Fórmula Indy

Newgarden ultrapassa O’Ward na última volta e conquista Indy 500 novamente

Em uma corrida histórica que começou com atraso por conta da chuva, Josef Newgarden sagrou-se bi-campeão das 500 Milhas de Indianapolis, tornando-se o sexto piloto na história a vencer a prova em dois anos consecutivos. A vitória veio novamente com emoção, ao disputar com Pato O’Ward da McLaren nas últimas voltas e ultrapassar o Mexicano na última volta.

O’Ward viveu muitas emoções na corrida, com altos e baixos e segurando brilhantemente o carro numa escapada que quase acabou no muro. Nas últimas voltas, o Mexicano veio com força, conseguindo ultrapassar Josef na curva 1 da última volta, mas Newgarden na curva 3 recuperou a liderança e rumou a vitória. Pato iguala seu melhor feito nessa prova, quando em 2022 também acabou em segundo, disputando até a reta final. O que se viu após a corrida foi um Pato muito desolado e chorando, lamentando o que pode ter sido sua melhor oportunidade de vencer a Indy 500.

Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, terminou em terceiro lugar após mais uma vez acertar na estratégia, saindo de 21º para brigar pela vitória, mas não conseguiu a aproximação com os dois primeiros para disputar. Alexander Rossi também brigou pela vitória em boa parte da corrida com a McLaren, porém, perdeu ritmo, foi ultrapassado por O’Ward e Dixon e cruzou a linha de chegada em quarto.

O atual campeão Álex Palou chegou em quinto posição, seguido pelo pole-position Scott McLaughlin, que dominou a metade inicial da corrida, porém ficou para trás após o último pit-stop, não conseguindo ficar entre os cinco primeiros. Kyle Kirkwood foi outro que conseguiu avanços graças a uma boa estratégia e terminou em 7º, sendo o único carro da Andretti Global a terminar a corrida.

Santino Ferrucci, da A.J. Foyt Racing, brigou na metade inicial da corrida na parte da frente e terminou na oitava posição, seguido pelo Holandês Rinus VeeKay, da Ed Carpenter Racing, e o Norte Americano Conor Daly, da Dreyer and Reinbold Racing/Cusick Motorsports.

Newgarden vence corrida emocionante

A corrida foi marcada por muitos acidentes e quebras de motores da Honda. Antes mesmo de largada, Callum Ilott sofreu com problemas elétricos e acabou indo para os pits para consertos e largou de último. Já na primeira volta, Tom Blomqvist escapou e rodou na curva 2, acertando Marcus Ericsson e com Pietro Fittipaldi batendo após tentar desviar e ser acertado por Ilott. Marcus Armstrong, Katherine Legge e Felix Rosenqvist sofreram com problemas de motor e tiveram que abandonar a corrida. Linus Lundqvist, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay e Will Power vieram a sofrer acidentes e também foram forçados a abandonar, exceto a Herta que ainda voltou e conseguiu a 23º na corrida.

Kyle Larson, piloto da NASCAR que disputou as 500 milhas de Indianapolis, andou boa parte da corrida entre os primeiros, porém, cometeu um erro ao entrar acima da velocidade permitida nos pits e terminou uma volta atrás dos lideres, na 18º posição. Por conta do atraso, Larson perdeu a corrida da NASCAR, pois decidiu priorizar a indy 500, contrariando os prognósticos de que iria priorizar as 600 Milhas de Charlotte.

Uma Indy 500 que ficará marcada para a história com tantas reviravoltas e um final de tirar o fôlego, com a superação da Penske após se ver no centro de um escândalo por conta de uma fraude em seu carro e conseguir superar isso vencendo a maior corrida do planeta.

A Indy já retorna com suas atividades na próxima semana com o GP de Detroit, que acontece no próximo dia 2 de Junho, no circuito de rua da principal cidade do estado de Michigan.

(Foto: Twitter Team Penske)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *