Na quinta-feira, 27, um júri condenou a NFL a pagar mais de US$ 4.7 bilhões em danos por violar a lei antitruste por conta do preço da assinatura do ‘Sunday Ticket’. A notícia foi divulgada pelo ‘Bleacher Report’.
Segundo a publicação do site e a jornalista Meghann Cuniff, a liga foi condenada a pagar cerca de US$ 4,7 bilhões a assinantes residenciais e US$ 96 milhões a assinantes comerciais, como bares e restaurantes.
De acordo com a jornalista, os danos podem triplicar para mais de US$ 14 bilhões sob a lei federal antitruste. Apesar da decisão, a liga afirmou que planeja apelar da decisão.
Caso
O caso diz respeito ao programa de assinatura ‘NFL Sunday Ticket’ para jogos fora do mercado, para o qual o júri decidiu que a liga conspirou com parceiros de rede para inflacionar os preços.
Segundo Cuniff, o jurí poderia ter concebido até US$ 7 bilhões em danos, o que teria subido para US$ 21 bilhões sob a lei antitruste.
Já de acordo com Joe Reedy, da ‘Associated Press’, a ação coletiva abrangeu 2,4 milhões de assinantes residenciais e 48 mil empresas que compraram o pacote da liga e da DirecTV entre 2011 e 2023.
Os demandantes argumentam que a liga recusou múltiplas oportunidades de diminuir o preço do pacote de assinatura. Segundo o jornalista Alex Schiffer, da ‘Front Office Sports’, o júri descobriu uma proposta da ‘ESPN’ que teria reduzido o preço do Sunday Ticket para US$ 70 por ano. Atualmente, o pacote custa US$ 349 anualmente no YouTube TV.
![NFL é condenada a pagar mais de US$ 4.7 bilhões por violar lei 2 NFL Sunday Ticket (Foto: RICH GRAESSLE/ICON SPORTSWIRE VIA GETTY IMAGES)](https://www.sportico.com/wp-content/uploads/2024/06/GettyImages-1091147176-e1719519831250.jpg?w=1280&h=721&crop=1)
NFL
“Continuamos acreditando que nossa estratégia de distribuição de mídia, que inclui todos os jogos da NFL transmitidos na televisão aberta gratuita nos mercados dos times participantes e distribuição nacional dos nossos jogos mais populares, complementada por muitas opções adicionais, é de longe o modelo de distribuição mais amigável aos fãs em todos os esportes e entretenimento”, declarou a liga.
(Foto: Ryan Kang/Getty Images)