Lando Norris GP da Espanha
Automobilismo Fórmula 1

Norris supera Verstappen e marca a pole position na Espanha

Neste sábado (22), tivemos o treino classificatório para o GP da Espanha de Fórmula 1, e ele foi mais emocionante do que o esperado no início. Lando Norris, da McLaren, garantiu a pole position com uma volta no finalzinho do Q3, superando Max Verstappen, da Red Bull, por apenas 20 milésimos. Lewis Hamilton, da Mercedes, fechou o top 3 da corrida na Catalunha.

Norris continua o seu grande momento na temporada da Fórmula 1, conquistando uma vitória em Miami e deixando mais um triunfo escapar no Canadá, por conta de um erro de estratégia da equipe. Essa foi a primeira pole position do piloto britânico na temporada e apenas a segunda da carreira. A última aconteceu no GP da Rússia de 2021, que teve vitória de Lewis Hamilton.

Agora, a McLaren largará na frente na prova na Espanha e terá a chance de vencer pela primeira vez desde 2005, quando Kimi Raikkonen levou a montadora britânica ao lugar mais alto do pódio. Além disso, a última vez que um piloto não chamado Hamilton ou Verstappen venceu em Barcelona foi em 2014, quando Nico Rosberg saiu vitorioso.

Equilíbrio no começo da sessão

Desde o início, a sessão prometia ser bastante equilibrada, com Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes trocando os primeiros lugares no Q1. A surpresa ficou por conta do forte desempenho da Kick Sauber, que conseguiu rapidamente livrar os seus dois pilotos da degola e sobreviveu para o Q2. Norris se colocou na ponta, mas foi superado por Verstappen e Hamilton.

Lá atrás, a Aston Martin vivia problemas, com seus dois pilotos fora. No entanto, Fernando Alonso fez boa volta e saiu do perigo, mas Lance Stroll continuou ameaçado. O canadense sobreviveu por conta do fraco desempenho de Racing Bulls e Williams, que tiveram seus quatro carros eliminados. Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo, Alex Albon e Logan Sargeant ficaram pelo caminho no Q1.

O Q2 não fugiu muito da normalidade, com as quatro principais montadoras garantindo rapidamente as primeiras colocações. Para a festa da torcida espanhola, Carlos Sainz anotou um excelente tempo para se colocar no topo, mas foi superado por Verstappen e Norris. O holandês da Red Bull se manteve na ponta apesar das ameaças das duas Mercedes.

A disputa para ficar entre os 10 primeiros ficou entre Alpine e Aston Martin, com Pierre Gasly e Esteban Ocon anotando bons tempos e superando Alonso, para a frustração da torcida espanhola. Além de Alonso, Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg, Lance Stroll e Zhou Guanyu ficaram fora na segunda parte do treino.

Norris supera Verstappen no final

Lando Norris GP da Espanha
(Foto: Twitter Fórmula 1)

Logo no começo do Q3, a Red Bull deu as cartas para se colocar à frente com Verstappen, que era acompanhado de perto pelas Ferraris de Charles Leclerc e Sainz. A McLaren, por sua vez, tinha problemas, com Norris não fazendo uma boa primeira volta e Oscar Piastri nem indo para a pista. Quando teve a sua chance, o piloto australiano errou e vai largar em décimo.

O tempo de Verstappen parecia ser suficiente para garantir a pole, mas o holandês ainda conseguiu uma melhora substancial para se colocar à frente da concorrência. No entanto, Norris anotou uma volta de almanaque, superando a Red Bull para colocar a McLaren na ponta. A Mercedes, por sua vez, ocupou o terceiro e quarto lugares, com Hamilton e George Russell.

Leclerc foi o quinto, com Sainz na sexta posição. Atrás deles, tivemos uma ótima sétima colocação para Gasly, que é acompanhado por um discreto Sergio Pérez, em oitavo. Ocon larga em nono, seguido por Piastri, em décimo. A corrida na Espanha acontece neste domingo (23), às 10h, no horário de Brasília.

Confira o grid de largada par ao GP da Espanha:

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Max Verstappen (Red Bull)
  3. Lewis Hamilton (Mercedes)
  4. George Russell (Mercedes)
  5. Charles Leclerc (Ferrari)
  6. Carlos Sainz (Ferrari)
  7. Pierre Gasly (Alpine)
  8. Sergio Pérez (Red Bull)
  9. Esteban Ocon (Alpine)
  10. Oscar Piastri (McLaren)
  11. Fernando Alonso (Aston Martin)
  12. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  13. Nico Hulkenberg (Haas)
  14. Lance Stroll (Aston Martin)
  15. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  16. Kevin Magnussen (Haas)
  17. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  18. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  19. Alex Albon (Williams)
  20. Logan Sargeant (Williams)