Lando Norris
Automobilismo Fórmula 1

Norris se pronuncia sobre incidente com Verstappen

O Grande Prêmio da Áustria foi marcado pela intensa disputa entre Lando Norris, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull. Os pilotos protagonizaram uma verdadeira batalha pela liderança, até que um choque entre os dois carros fez com que o carro de Max tivesse um pneu furado e o de Norris fosse bastante prejudicado, impossibilitando a continuação do inglês na corrida. Após o choque, Verstappen recebeu uma punição de 10 segundos.

Lando Norris demonstrou bastante indignação e afirmou que, se o holandês não admitir que errou, o tricampeão irá “perder muito o respeito” do piloto da McLaren. Após construir uma boa vantagem no começo da corrida, Verstappen se viu tendo que proteger sua posição após um pit stop ruim e ver Lando Norris se aproximar. A disputa pelo primeiro lugar entre Lando e Max só parou quando os dois colidiram, com o holandês fechando demais a porta para o piloto rival.

Com isso, Verstappen sofreu uma punição de 10 segundos, por ter sido considerado culpado pelo incidente, enquanto Norris, devido aos danos sofridos pelo carro, não pôde retornar à corrida. Em entrevista após a corrida, Norris se mostrou bastante indignado e foi contundente ao falar do comportamento de Max Verstappen em relação ao ocorrido.

“Se ele (Max) disser que não fez nada de errado, vou perder muito respeito. Eu não sei o que dizer. Decepcionado. Nada mais do que isso, honestamente. Foi uma boa corrida. Estava ansioso por uma batalha justa. Uma batalha forte e justa. Mas eu não diria que foi isso que aconteceu no final. Então, sim, é difícil de aceitar. Foi uma corrida sem erros da minha parte. Senti que fiz um bom trabalho, mas fui retirado da corrida,” disse Norris.

A penalização de 10 segundos, pelo fato de Verstappen não ter dado espaço suficiente para Norris fazer a ultrapassagem, não interferiu na posição final do holandês. Porém, Norris não achou justo, visto que desde o começo da batalha entre eles, o piloto da McLaren estava reclamando da postura errada de Verstappen pelo rádio.

“Há uma regra. Você não tem permissão para se mover depois, você não tem permissão para reagir ao outro piloto e foi isso que ele fez, três em cada três vezes. Duas vezes consegui evitar e não esbarrar nele. E na terceira vez, ele simplesmente me encontrou. Ele era claramente muito mais lento no final. Ele arruinou sua própria corrida tanto quanto arruinou a minha.

Ele arruinou minha corrida, destruiu meu carro, essas são as melhores partes do carro que vão direto para o lixo. Não temos muito espaço na batalha em que estamos, em termos de atualizações e limite de orçamento. Meu carro inteiro está destruído e essas são todas as peças que precisamos para a próxima semana. Não é apenas uma repercussão do que acontece na pista, é tudo o que temos que carregar para Silverstone e ficar em desvantagem. Sim, eu só esperava um pouco mais dele,” afirmou.

A batalha entre Norris e Verstappen na Áustria

Max Verstappen e Lando Norris protagonizaram uma das batalhas por posição mais intensas na Fórmula 1 nos últimos três anos. A disputa foi acirrada, mas mostrou que Max Verstappen não tem muito sangue frio quando é pressionado, visto que jogou “sujo” contra Norris e fez com que ambos fossem prejudicados. Melhor para George Russell, que venceu a corrida.

A temporada de 2024 tem sido bem mais emocionante, se comparada aos últimos anos. Com a vitória de Russell, a temporada de 2024 já viu a quarta equipe vencer uma corrida no ano: Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes. A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana com o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra.