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Automobilismo

FIA define data para a revisão da penalidade de Sainz no GP da Austrália

(por Antonio Vinicius)A FIA anunciou que haverá uma audiência virtual para o pedido de revisão sobre a penalidade dada para o piloto espanhol Carlos Sainz da Ferrari no dia 18 de abril.  O contato entre os dois espanhóis foi um dos vários incidentes que ocorreram no reinício e que levaram a terceira bandeira vermelha da corrida. Sainz recebeu a penalidade antes da relargada de uma volta para a bandeira quadriculada atrás do Safety Car.  Como o grid foi agrupado e os rivais sabiam que se ficassem o mais próximo possível, ele cairia de P4 para P12 na ordem final. Sainz é o chefe de sua equipe, Frederic Vasseur, ficaram frustrados porque a penalidade foi dada sem que os comissários ouvissem os pilotos em questão. Especialmente porque o toque ocorreu tão perto do final e não afetou as posições do pódio.  A Ferrari lançou o processo de direito de revisão na tentativa de tirar a penalidade. A equipe primeiro terá que provar que pode produzir “um novo elemento significativo e relevante” que não estava disponível para os comissários no momento antes do processo continuar com uma análise dessas provas.  A FIA publicou nessa sexta-feira: “Os comissários do GP da Austrália de 2023 receberam uma carta de Nikolas Tombazis, diretor de um lugar da FIA, anexando uma petição da Scuderia Ferrari datada em 6 de Abril de 2023 sob o artigo 14 do Código Esportivo Internacional (CEI) da FIA, buscando uma revisão da decisão dos comissários feito no âmbito do Grande Prêmio da Austrália de 2023 e solicitando que considerem tal solicitação e determinem se existe ou não um novo elemento  significativo e relevante  (Artigo 14.3 do código) em relação a decisão.  Continua: “O(s) piloto(s) e representante(s) da equipe são obrigados a se apresentar aos comissários para uma audiência virtual a ser realizada no dia 18/04/2023 às 8h em relação à petição.” Outras equipes com interesse no resultado podem participar do processo.  Se Sainz recuperar seu quarto lugar, os motoristas que terminaram atrás dele (Stroll, Pérez, Norris, Hulkenberg, Piastri, Zhou e Tsunoda) todo voltariam uma posição e perderiam pontos.  

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