oscar piastri gp da emilia romagna
Automobilismo Fórmula 1

GP da Emilia Romagna: Oscar Piastri é punido e perde 2º lugar no grid

Oscar Piastri foi punido em três posições e largara na quinta colocação no GP da Emilia Romagna no circuito de Imola neste domingo (19). O piloto foi considerado culpado por ter atrapalhado o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, durante a realização do Q1 na manhã deste sábado.

Com isso, o lugar que era do australiano na primeira fila ao lado do holandês Max Verstappen fica com o seu companheiro de McLaren Lando Norris, vencedor da última etapa do campeonato nas ruas de Miami.

Os pilotos da Ferrari Charles Leclerc e Carlos Sainz foram outros beneficiados com a punição aplicada a Piastri e irão formar a segunda fila.

A direção de prova aplicou a decisão após uma reunião depois da classificação, e no documento os comissários acusam a McLaren de não ter informado Oscar a tempo de o australiano não atrapalhar a volta de Kevin.

Piastri conseguiu a segunda colocação com o cronometro encerrado superando o tempo do seu companheiro de time, mas com a punição irá formar a terceira fila junto com britânico George Russell da Mercedes.

Entenda o caso envolvendo Oscar Piastri e Kevin Magnussen

Durante a primeira sessão da classificação, Piastri estava em uma volta lenta quando foi informado no radio que Magnussen vinha atrás dele em volta rápida. Os dois pilotos se encontraram próximo a entrada da Tamburello antes da chicane.

Kevin não conseguiu manter o ritmo, pois Piastri se manteve em seu traçado mesmo estando em volta lenta antes de tentar sua volta rápida no final do Q1.

Em entrevista depois da classificação, o piloto disse não saber se havia atrapalhado a volta de Magnussen ou não, e disse também que abriu quando viu o piloto dinamarquês se aproximando

Mesmo assim o piloto dinamarquês da Hass não teve sorte e caiu logo na primeira parte do treino de classificação e irá largar na 18ª colocação fechando a penúltima fila na prova deste domingo.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *