Eurocopa
Eurocopa Futebol Outras ligas

Eurocopa 2024: Conflitos e tensões em países balcânicos chegam aos gramados

A região dos Balcãs é localizada no sudeste da Europa, onde possuem uma história rica e complexa, marcada por conflitos e tensões entre seus povos. Diversos desses costumes, refletem em campo quando as seleções disputam os torneios de futebol realizados, principalmente pela UEFA, como a atual Eurocopa, e pela FIFA, veja contexto:

 

Iugoslávia e a Desintegração

A desintegração da Iugoslávia ocorreu nos anos 90, onde foram formados uma série de países, que hoje conhecemos como Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Montenegro, Eslovênia e Macedônia do Norte. Para essa formação ocorreram diversas disputas e tensões entre as localidades, fatores estes que refletem no âmbito esportivo, mais fortemente no futebol.

 

Sérvia ameaça desistência da Eurocopa

Clima tenso entre as federações da Sérvia e Albânia, devido a cânticos advindos dos albaneses, onde proferiram ofensas ao povo sérvio , com dizeres “Matem os sérvios”. A delegação sérvia enviou um ofício a UEFA, destacando o ocorrido como “cânticos “cânticos vergonhosos”, pedindo providências que podem afetar a continuidade da seleção da Sérvia na competição.

Em 2014, durante as qualificatórias para a Euro de 2016, este mesmo confronto já havia tido um grande conflito. Ocorreu quando um drone levou ao centro do gramado uma bandeira que representava a “grande Albânia”, fato que culminou no confronto dos torcedores, invasões de campo, bombas e atritos com os policiais.

 

Kosovo x Sérvia

No jogo da seleção inglesa contra a Sérvia, ouvi uma denúncia de Kosovo, pois os mesmos alegam, que, músicas e cânticos promovidos pelos adeptos sérvios desrespeitaram de maneira discriminatória e racista.

Os insultos teriam partido exclusivamente de um espectador durante o encontro das seleções na primeira rodada de confrontos na Eurocopa de 2024, na Arena AufShalke, na Alemanha.

Esse desgaste entre o povo sérvio e de Kosovo, já vem sendo tratado como problemática, pois em uma outra situação, a delegação kosovar teria reclamado a UEFA, devido ao uso de bandeiras, faixas, representações e cartazes, onde os torcedores sérvios manifestaram opiniões políticas e racistas conta o Kosovo.

 

Croácia x Sérvia

A separação entre os países se desenvolveu de forma diferente. Pela Croácia, houve uma excelente evolução, onde hoje se encontram resultados expressivos, como o terceiro lugar no mundial da FIFA, em 1998. Mais recentemente a Croácia eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo de 2022, mostrando mais uma vez seu avanço no espaço do futebol mundial. Destaca-se Luka Modric, o camisa 10 da seleção croata, meia do Real Madrid e uma vez vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo.

A Sérvia, por sua vez, ainda não consegue se consolidar no cenário futebolístico europeu e mundial. Apesar de na sua história possuir jogadores promissores, como Nemanja Matic, que defendeu por muitos anos o Manchester United, da Inglaterra, e Aleksander Kolarov, que defendeu a cor azul do Manchester City, a primeira aparição dos sérvios em uma Eurocopa é a edição atual , de 2024, pois em suas outras disputas o país não apresentava a divisão nominal que usa na atualidade.

 

Eurocopa 2024

A Sérvia faz uma campanha abaixo na competição europeia deste ano. Com duas partidas disputadas e apenas um ponto somado, a seleção marcou apenas um gol em duas partidas e tem histórico de uma derrota e um empate.

A seleção da Albânia, encontra-se, também, com apenas um ponto conquistado em duas partidas realizadas, porém a postura em campo dos comandados, pelo brasileiro, Sylvinho, vem chamando atenção do mundo do futebol, pois surpreendem com sua agressividade e organização.

Os próximos confrontos de Sérvia e Albânia, são contra Dinamarca e Espanha, respectivamente.

(Foto: AFP)