Palmeiras x Botafog-SP
Copa do Brasil Futebol

Palmeiras tem problemas, mas vence Botafogo-SP com gol de Estêvão nos acréscimos

Palmeiras e Botafogo-SP se enfrentaram pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (02) no Allianz Parque, e o Verdão saiu vitorioso por 2 a 1.

As duas equipes não saíram do zero no primeiro tempo, apesar de várias chances perdidas. No segundo tempo, Rony marcou para os donos da casa, mas os visitantes empataram com Patrick Brey. Nos acréscimos, Estêvão garantiu a vitória do Palmeiras.

O atual bicampeão brasileiro e tricampeão do Campeonato Paulista estreou na Copa do Brasil como favorito, enquanto o Botafogo-SP conquistou sua vaga na terceira fase da competição ao vencer o Nova Venécia e o Anápolis, ambos por 2 a 1.

O Verdão, que vinha de uma sequência invicta de cinco jogos, havia empatado com o rival São Paulo fora de casa e estava determinado a prolongar essa série de resultados positivos. Consciente da maratona de jogos, Abel Ferreira planejava poupar alguns jogadores-chave, como Gustavo Gómez, Piquerez, Richard Ríos, Raphael Veiga e Endrick. Além disso, Zé Rafael, que se recuperara de uma lombalgia que o afastara do campo desde a final do Paulistão, estava de volta e brigava por um lugar entre os titulares.

Nada de gols na primeira etapa

O confronto iniciou com o Palmeiras buscando impor seu jogo e pressionando em busca do gol, mas foi o Botafogo-SP quem teve a primeira grande chance. Wallison recebeu um passe em posição privilegiada, avançou sozinho, mas ao tentar encobrir Marcelo Lomba, falhou na finalização e perdeu uma oportunidade clara de marcar. O Palmeiras não se intimidou e respondeu com perigo, especialmente através de Lázaro, que cabeceou com força, exigindo uma defesa destacada de Michael.

Apesar da defesa sólida do time de Ribeirão Preto, também ameaçaram nos contra-ataques, aparecendo com frequência na área do Palmeiras. Em uma dessas investidas, Marcelo Lomba teve que intervir após um chute cruzado de Alex Sandro. Antes do intervalo, os donos da casa tentaram marcar novamente, com Estêvão realizando uma boa combinação com Endrick e finalizando de dentro da área, porém Michael mostrou segurança e fez a defesa.

Segundo tempo emocionante e vitória do Palmeiras

Palmeiras x Botafogo-SP
(Foto: Twitter Copa do Brasil)

Na segunda etapa, Abel Ferreira fez uma mudança estratégica, substituindo Raphael Veiga por Rony, e não demorou muito para o impacto dessa alteração ser sentido. Apenas 11 minutos após entrar em campo, Rony mostrou sua eficácia ao abrir o placar para o Palmeiras. A jogada começou com uma belíssima jogada individual de Endrick, que culminou com a bola na trave. Em seguida, Mayke tabelou com o jovem atacante pelo lado direito da área e fez um passe rasteiro preciso para Rony marcar o primeiro gol da partida.

Após o gol, o Botafogo-SP teve duas oportunidades de empatar, com Matheus Barbosa e Negueba, mas não conseguiram converter em gol. Enquanto isso, Rony continuava sendo protagonista, com duas chances claras de ampliar o placar.

Primeiro, aos 26 minutos, ele finalizou com o gol escancarado, porém mandou a bola em cima de Estêvão. Depois, aos 31 minutos, Rony marcou de cabeça após um cruzamento perfeito de Mayke. No entanto, a alegria do Palmeiras foi momentaneamente interrompida pelo VAR, que, de forma controversa, anulou o gol por impedimento, causando revolta no banco do Verdão.

E as coisas se complicaram ainda mais para o Palmeiras aos 45 minutos, quando Patrick Brey, do Botafogo-SP, recebeu um cruzamento rasteiro de Douglas Baggio, chutou rasteiro e contou com uma falha de Lomba para empatar o jogo.

Quando o empate parecia selado, o Palmeiras mostrou sua resiliência e determinação. Nos acréscimos, aos 53 minutos, Rômulo recebeu na esquerda, venceu duas divididas seguidas e fez um cruzamento na medida para Estêvão, que dominou no peito na segunda trave e finalizou de canhota na saída de Michael, incendiando o Allianz Parque e garantindo a vitória para o Verdão no último suspiro da partida.

FT: Palmeiras 2-1 Botafogo-SP

Com esse resultado, o Verdão tem uma vantagem mínima para o jogo de volta, que acontecerá no dia 23 de maio, uma quinta-feira, às 19h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

No próximo domingo, dia 5, às 18h30, o Palmeiras retorna aos gramados para enfrentar o Cuiabá, em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Botafogo-SP entra em campo na terça-feira, dia 7, às 21h, para enfrentar o Mirassol, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *