Palmeiras Santos Paulistão
Futebol Brasileirão

Opinião: Palmeiras x Santos é a melhor final possível no Paulistão

Com praticamente nenhum susto, Palmeiras e Santos confirmaram os seus favoritismos para estabelecerem a melhor final possível do Paulistão. A classificação do Peixe na decisão veio diante de uma vitória muito firme contra o Red Bull Bragantino, dominando a partida diante de uma Neo Química Arena lotada de santistas.

Enquanto isso, o alviverde apresentou um pouco de dificuldade contra o Novorizontino no 1º tempo no Allianz Parque, mas na etapa complementar tivemos aquele “velho” Palmeiras de Abel Ferreira e um astro chamado Endrick para definir a classificação no retorno do Allianz Parque.

Considerando o regulamento terrível do Paulistão (assinado por todos os clubes antes do início do torneio, vale sempre relemrbrar), felizmente poderemos desfrutar da melhor final possível na temporada 2024 do maior estadual do país, com as duas melhores equipes do torneio, em um duelo que coloca frente a frente dois rivais com objetivos diferentes na conquista pelo título.

Palmeiras em busca do último título para Endrick

Endrick Palmeiras Easy Resize.com aspect ratio 512 320 1
Fabio Menotti/Palmeiras

O Palmeiras evidentemente chega como favorito ao título por várias razões: elenco melhor qualificado tecnicamente, trabalho mais estabilizado de Abel Ferreira e excelente momento de jogadores fundamentais no setor ofensivo como Flaco López e principalmente Endrick.

Conquistar taças virou rotina no clube alviverde nos últimos anos, mas certamente a conquista do Campeonato Paulista teria um “gosto especial”. Essa disputa representa a última disputa de título do jovem Endrick antes de sua transferência para o Real Madrid, em junho. A chance de levantar o troféu diante da torcida no Allianz Parque pela última vez certamente é visto como grande motivação para todo o Palmeiras.

Santos com chance de consolidar novo projeto

53615912751 027710494e k
Raul Baretta / Santos FC

Do outro lado temos um Santos que disputará o Brasileirão Série B com portões fechados na Vila Belmiro nos primeiros oito jogos em casa, praticamrente durante todo o primeiro turno. O surpreendente sucesso do trabalho de Fábio Carille está potencializando a qualidade técnica do elenco, além de ter conseguido devolver neste Paulistão a competitivdade da equipe.

Com a sinergia renovada entre clube e torcida após o desgaste do rebaixamento, o Santos chega para a decisão como um real desafiante ao favoritismo do Palestra. Um possível título no último confronto da temporada contra equipes da primeira divisão consolidaria o projeto de retomada da gestão Marcelo Teixeira.

Outras decisões entre os rivais com vantagem alviverde

Além do Paulistão, as duas equipes travam rivalidades históricas há muitos anos, com vantagem do Palmeiras diante do Santos em finais disputadas desde o início os confrontos.

  • Paulistão 1959: PAL 0-0 SAN, SAN 0-0 PAL, PAL 2-1 SAN
  • Copa do Brasil 2013: SAN 1-0 PAL, PAL 2(5)-(4)1 SAN
  • Paulistão 2015: PAL 1-0 SAN, SAN 2(4)-(2)1 PAL
  • Libertadores 2021: PAL 1-0 SAN

Imagem: Rebeca Reis/Ag. Paulistão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *