Deschamps lamenta não liberação de jogadores pelo Real Madrid - Foto - EFE
Futebol

Paris 2024: Real Madrid informa que não liberará jogadores e frustra França

A seleção francesa de futebol terá baixas significativas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso porque o Real Madrid, através de uma e-mail, informou à Federação Francesa de Futebol (FFF) que não liberará seus jogadores para a disputa olímpica na Cidade Luz nos próximos meses.

A notícia já era esperada, mas foi confirmada nesta segunda-feira (18) pelo treinador dos atuais vice-campeões mundiais, Didier Deschamps, durante coletiva de imprensa. Segundo Deschamps, o time merengue foi direto e irredutível em seus termos.

“Há muito tempo que eu sabia que haviam enviado aquele e-mail (à FFF). É uma decisão que corresponde ao clube e se dizem que não, é não”, falou um desconfortável e incomodado Deschamps.

Deschamps lamenta não liberação de jogadores pelo Real Madrid - Foto: EFE
Deschamps lamenta a decisão de não liberação de jogadores pelo Real Madrid – Foto: EFE

Real Madrid causa “problemas” 

A decisão dos madridistas frustra os planos iniciais do treinador do time olímpico, Thierry Henry, de contar com nomes no elenco que irá a Paris em busca do ouro. Entre eles está o do meio-campista Eduardo Camavinga, de 21 anos, que pertence justamente ao Real Madrid.

Camavinga, que inclusive já faz parte do time principal dos Les Bleus, se enquadra na condição imposta pela FIFA de só permitir a convocação de atletas até 23 anos, liberando apenas três exceções para jogadores com idade superior para dar experiência aos mais jovens. Essa condição permitiria à França contar com outro nome de peso: Kylian Mbappé.

No entanto, o atacante e astro francês de 25 anos também deve ser ausência certa na equipe francesa. O motivo? De acordo com os principais veículos de imprensa da Europa, Mbappé está apalavrado com o Real Madrid e será anunciado em junho, após o fim de seu contrato com o PSG. Logo, como já será atleta merengue no período da disputa olímpica (26 de julho a 11 de agosto), também não seria liberado pelos Blancos.

Apalavrado com o Real Madrid, Mbappé pode não ir aos Jogos de Paris 2024 - Foto: Ian MacNicol/Getty Images
Apalavrado com o Real Madrid, Mbappé pode não ir aos Jogos de Paris 2024 – Foto: Ian MacNicol/Getty Images

Desejo de Mbappé

O próprio Mbappé já havia manifestado sua vontade em disputar os Jogos Olímpicos pela França, visto que este ano o palco do maior evento dos esportes em todo o mundo será justamente em Paris, cidade natal do atacante e principal nome do futebol francês na atualidade. Até o momento o ainda jogador do PSG ainda não se manifestou após a decisão do Real Madrid.

Insistência de Henry

Já o técnico Henry, um dos maiores interessados em contar com o talento de Mbappé para fortalecer a equipe da França na Olimpíada de Paris, disse que a FFF fará tudo o que for possível para contar com o camisa 10 do time principal também na seleção olímpica.

“Vamos tentar fazer o que for necessário a nível de clubes. Sabemos que ele irá sair (do PSG), mas não sabemos para onde”, falou Henry.

O ídolo francês campeão da Copa do Mundo da França, em 1998, tem total consciência de que, diferente do que acontece na Copa e na Eurocopa, não há a obrigatoriedade de liberação dos jogadores por parte dos clubes para os Jogos Olímpicos. Porém, o eterno camisa 12 não aceitará as decisões como as do Real Madrid de braços cruzados.

“Eu sabia que muitos clubes não liberariam os jogadores, principalmente os estrangeiros, já que os franceses irão nos ajudar. Vi o e-mail (do Real Madrid à FFF) e aguardava-o, mas não vou aceitar no ‘primeiro não’. Vamos ver o que podemos fazer”, encerrou um esperançoso técnico Henry.

Henry espera ter jogadores dos clubes estrangeiros à disposição - Foto: Jean-Christophe Verhaegen AFP
Henry espera ter jogadores dos clubes estrangeiros à disposição – Foto: Jean-Christophe Verhaegen/AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *