Paulistão 2024
Futebol

Paulistão: Confira duelos das quartas de final e quem caiu nas séries A1 e A2!

O Paulistão chega a sua reta final nas séries A1 e A2 e já possui seus quatro rebaixados definidos para a temporada 2025 do estadual. Pelo regulamento de ambos os torneios, duas equipes com pontuação menor entre os competidores caem para as séries A2 e A3 do ano seguinte, e dão lugar ao campeão e vice de ambas as divisões. Enquanto o Paulistão A1 já encerrou sua fase classificatória, e já possui também os confrontos das quartas de final, a Série A2 chega a sua última rodada da primeira fase no próximo sábado para definir o chaveamento da fase final com os oito classificados do mata-mata. Confira agora, um resumo do que aconteceu na última semana da primeira fase do maior estadual do país e na reta final da fase inicial da sua segunda divisão.

Final da primeira fase do Paulistão A1

Na série A1, conhecemos no último final de semana após a 12ª e última rodada da fase de grupos os oito classificados às quartas de final do certame, e os dois rebaixados para a série A2 de 2025. Iniciada no sábado, com as vitórias de Santos e Palmeiras, já classifcados, e o Verdão garantindo a liderança na classificação geral, a rodada final do Paulistão reservou suas emoções para o domingo, onde um único grupo ainda mantinha suas vagas em jogo, e três equipes brigavam contra o descenso para a segunda divisão.

Em Itu, no Novelli Júnior, jogavam Ituano e São Paulo, com o Galo lutando pela permanência, e o São Paulo pela classificação, que veio num jogo sofrido e com vitória tricolor no apagar das luzes, o pênalti cobrado por Lucas Moura decretou a ida do Time da Fé para as quartas contra o Novorizontino, e o rebaixamento do Ituano. O time de Alberto Valentim contava com uma vitória contra a equipe da capital, e uma combinação de resultados do Guarani, que precisaria perder para o Bragantino, mas conquistou uma vitória e sobreviveu à série A1, e do Santo André, que apesar de vencer seu primeiro jogo contra a Ponte Preta, também contava com um tropeço do bugre para permanecer no Paulistão. Assim, Ituano e Santo André foram os rebaixados para a A2 de 2025.

O São Paulo cumpiriu o seu papel de vencer e contava consigo mesmo e com o São Bernardo, que apesar de vencer o Mirassol fora de casa, também contava com um tropeço tricolor ou um do Novorizontino, que venceu em seus domínios a Portuguesa, e assim fechou a última chave que estava indefinida nas quartas de final, que terão:

Santos x Portuguesa – Vila Belmiro
Palmeiras x Ponte Preta – Arena Barueri ou Allianz Parque
Bragantino x Inter de Limeira – Nabi Abi Chedid
São Paulo x Novorizontino – Morumbi

Os confrontos das quartas de final do Paulistão serão realizados na casa dos primeiros colocados, como destacado acima, e disputados em jogo único, com datas a serem confirmadas até o meio desta semana pela FPF, pois estão programados para acontecer entre os dias 16 e 17 de março. Veja agora como anda a série A2 do estadual.

Reta final da primeira fase do Paulistão A2 tem seus rebaixados definidos

A série A2 do Paulistão terá sua última rodada disputada no próximo sábado com todos os jogos iniciando no mesmo horário, 15h10 (de Brasília), e possui em aberto o chaveamento das quartas de final do torneio, porém, já conheceu seus dois rebaixados duas jornadas antes, disputadas entre o meio e o fim da última semana. O campeonato possui uma fórmula de disputa diferente da elite, e todos jogam entre si para definir os oito que avançam e os dois que descem para a série A3.

Na disputa pela permanência, três equipes disputavam a sobrevivência no Paulistão série A2 para 2025, Capivariano, Monte Azul e Comercial. A equipe de Capivari levou a melhor sobre os dois após vencer fora de casa o próprio azulão por 2 a 1 e ver o Comercial perder por 2 a 1 para o Juventus em Ribeirão Preto na quinta-feira, sendo o Comercial o primeiro a descer para a série A3, ainda na 13ª rodada. Na rodada seguinte, o Monte Azul confirmou seu descenso ontem após o Capivariano vencer a Portuguesa Santista no sábado em casa por 3 a 0, e a vitória por 4 a 2 no XV de Piracicaba em Monte Azul não ser suficiente devido a diferença na pontuação. No próximo sábado, o Bafo, último colocado tenta conquistar sua primeira e única vitória na edição de 2024, já que está caindo com 5 empates e 9 derrotas. Veja agora os confrontos da última rodada:

Portuguesa Santista x Linense – Ulrico Mursa, Santos;

Velo Clube x Capivariano – Benitão, Rio Claro;

Comercial x Monte Azul – Palma Travassos, Ribeirão Preto;

Noroeste x Taubaté – Alfredo de Castilho; Bauru;

Ferroviária x Primavera – Fonte Luminosa, Araraquara;

Oeste x Juventus – Arena Barueri, Barueri;

São Bento x São José – Walter Ribeiro, Sorocaba;

XV de Piracicaba x Rio Claro – Barão de Serra Negra, Piracicaba.

Todos os duelos estão programados para o sábado às 15h10, São Bento e São José disputam a liderança na classificação, com o Bentão líder com 29 pontos e o Águia do Vale vice-líder com 26, e se enfrentam nessa última rodada do Paulistão A2. O São José caso vença com um saldo de gols maior que o conquistado pelo São Bento, se torna líder, mas caso não ganhe com mais de 4 gols, fica em segundo. A Ferroviária, em terceiro lugar, conta com uma vitória da equipe de Sorocaba caso vença seu jogo contra o Primavera para ascender à segunda colocação.

A briga por vaga para definir o chaveamento do Paulistão A2 também se encontra embolada entre o XV de Piracicaba, o Velo Clube e a Portuguesa Santista, os dois que se encontram na quinta e sexta colocação, podem ultrapassar o Nhô Quim caso este perca para o Rio Claro e exista uma combinação de resultados. Para o Rio Claro, vencer contra o XV também é uma oportunidade de avançar, o time é o primeiro fora da zona de classificação e depende de um tropeço do Linense, último dentro do G-8, que joga em Santos, e do Noroeste, que joga contra o Taubaté fora de casa.

Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *