Oscar Piastri Imola
Automobilismo Fórmula 1

Piastri quebra domínio da Ferrari no final de semana e lidera TL3 em Imola

As McLaren mostraram sua força neste sábado (18) e cravaram a dobradinha na última sessão de treinos livres para o GP da Emília Romagna. Oscar Piastri fez o melhor tempo, marcando 1:15.529, a volta mais rápida do fim de semana até aqui. Seu companheiro de equipe, Lando Norris, que vem de vitória no GP de Miami, ficou três décimos atrás, com 1:15.829. Carlos Sainz fechou o top 3 com 1:16.067.

A sessão começou um pouco arrastada e com poucos carros na pista. Nos primeiros 25 minutos, apenas a metade dos carros do grid tinham tempos marcados. Um fator que chamou atenção foi a postura de Max Verstappen, que não reclamou tanto do carro como no TL1 e TL2. A Red Bull apostou em utilizar os compostos médios durante grande parte do treino, enquanto a Ferrari usou os pneus macios.

Com 33 minutos para o final do terceiro treino livre, Fernando Alonso vinha em volta rápida, mas acabou saindo de traseira na curva 18, perdeu o controle do carro e bateu no muro. A sessão ficou interrompida por aproximadamente cinco minutos para a retirada do carro da Aston Martin e o rearranjo das placas de publicidade à frente do muro.

Pérez bate e sacramenta liderança de Piastri

Nos últimos 10 minutos do TL3, a maioria dos carros estavam na pista para fazerem tomadas de tempo em volta rápida. Em uma dessas aberturas de volta, Piastri cravou o melhor tempo. Faltando cinco minutos para o fim da sessão, Sérgio Pérez agrediu um pouco mais a zebra alta da chicane das curvas 14 e 15, perdeu o controle do carro e foi para o muro.

O treino ficou em bandeira vermelha novamente e as equipes de trabalho do Autódromo Enzo e Dino Ferrari conseguiram remover o carro da Red Bull rapidamente. Porém, com menos de dois minutos para o fim da sessão, muitos pilotos não conseguiram abrir a volta rápida para marcarem seus tempos e tiveram de se contentar com as voltas que já haviam feito, selando a liderança de Piastri.

Verstappen apenas em sexto e alguns resultados surpreendentes

Com final caótico do TL3, além do top 3 formado por Piastri, Norris e Sainz, a outra Ferrari de Charles Leclerc ocupou a quarta posição. George Russell vem logo atrás, em quinto, sendo o melhor resultado da Mercedes nesse treino. Verstappen ficou apenas em sexto colocado, seguido de um surpreendente Alexander Albon a bordo da Williams.

Esteban Ocon com a Alpine registrou o oitavo melhor tempo, seguido de Lance Stroll em nono e Hulkenberg fechando o top 10. Abrindo a segunda parte da tabela, Ricciardo ficou em 11º, Pérez em 12º, Tsunoda – que fez o terceiro lugar no TL2 – terminou em 13º. Bottas em 14º. Sargent em 15º. Magnussen em 16º. Lewis Hamilton em um decepcionante 17º lugar e Alonso em 18º. Gasly e Zhou em 19º e 20º, respectivamente.

(Foto: Twitter McLaren)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *