Monty Williams Pistons
Basquete NBA Notícias

Após temporada ruim, Pistons demitem técnico Monty Williams

O Detroit Pistons demitiu o treinador Monty Williams após uma decepcionante temporada de 14 vitórias em seu primeiro ano no comando, segundo informações divulgadas por Adrian Wojnarowski, da ESPN. Williams tinha cinco anos e mais de US$65 milhões restantes em um acordo de seis anos que ele assinou em junho de 2023.

A campanha de 2023-24 foi um ponto baixo histórico para os Pistons, terminando com o pior recorde na NBA com 14-68. Esta marcou a pior temporada na história da franquia, superando o recorde de 16-66 da temporada 1979-80. Para piorar, Detroit sofreu uma sequência recorde de 28 derrotas consecutivas de 30 de outubro a 28 de dezembro. Esta sequência não só estabeleceu um novo recorde para a mais longa em uma única temporada, mas também igualou as 28 derrotas consecutivas combinadas registradas pelo Philadelphia 76ers entre o final da temporada 2014-15 e o início de 2015-16.

O antigo general manager dos Pistons, Troy Weaver, foi quem contratou Williams. No entanto, Detroit reestruturou sua diretoria no final de maio, demitindo Weaver e trazendo o ex-gerente geral do New Orleans Pelicans, Trajan Langdon, como o novo presidente de operações de basquete. Langdon agora enfrenta a tarefa de encontrar um novo treinador principal para tirar os Pistons de sua atual crise.

Pistons e a carreira de Monty Williams

Antes de sua ida aos Pistons, Williams teve uma bem-sucedida passagem de quatro anos com o Phoenix Suns. Ele acumulou um recorde de 194-115 na temporada regular e 27-19 nos playoffs. Williams levou os Suns às finais da NBA em 2021, onde perderam em seis jogos para o Milwaukee Bucks. Foi a primeira aparição dos Suns nos playoffs em mais de uma década.

Apesar do sucesso, os Suns demitiram Williams em maio de 2023 após eliminações consecutivas na segunda rodada dos playoffs, substituindo-o por Frank Vogel, que também foi demitido depois que os Suns foram varridos pelo Minnesota Timberwolves na primeira rodada. Agora, Mike Budenholzer assume o comando técnico da equipe do Arizona.

Williams também tem uma história com o New Orleans Pelicans, servindo como treinador principal por cinco temporadas completas, desde quando a franquia ainda era conhecida como Hornets. Durante sua passagem pelos Pelicans, o técnico acumulou um recorde de 173-221 na temporada regular.

(Foto: Getty Images)