holanda frança eurocopa
Eurocopa Futebol

Com polêmica em gol anulado, Holanda e França não saem do zero pela Eurocopa

Na tarde desta sexta-feira (21), Holanda e França se enfrentaram pela segunda rodada do grupo D da Eurocopa, na Red Bull Arena, em Leipzig. Franceses e holandeses não saíram do zero a zero, mas protagonizaram uma partida muito movimentada, com polêmicas envolvendo a arbitragem.

Com chances para ambos os lados, faltou apenas o principal: o gol. A Holanda teve um gol anulado na segunda etapa, marcado por Xavi Simons, que gerou polêmica. O pretexto usado pela arbitragem foi um impedimento de Memphis Depay na jogada. Sem Mbappé, o principal criador de chances francês foi Antoine Griezmann, que não conseguiu tirar o zero do placar em Leipzig.

Primeiro Tempo

A primeira chegada holandesa foi logo no primeiro minuto de jogo: Frimpong recebeu e saiu em velocidade, batendo cruzado pra boa defesa de Maignan. Três minutos depois, foi a vez de Antoine Griezmann arriscar, para boa defesa de Verbruggen. Aos 13, Rabiot recebeu belo passe de Thuram e rolou para Griezmann, que furou e não conseguiu finalizar.

Aos 16, Cody Gakpo conduziu na esquerda, cortou e bateu para Maignan espalmar. Aos 27 minutos, Koundé lançou Marcus Thuram, que invadiu a área, finalizou, mas mandou por cima da meta holandesa. Aos 35, Xavi Simons conduziu pelo meio e arriscou de fora da área, mas a bola foi fraca e tranquila para Maignan pegar.

Segundo Tempo

Aos 5 minutos, Dembelé tinha aproveitado a sobra de uma finalização, porém foi interceptado por Virgil Van Dijk na providencial. Aos 11, Dembelé cruzou, Rabiot finalizou, mas a bola foi longe do gol. Aos 17, novamente o camisa 11 francês cruzou e Aurelien Tchouaméni testou, mas a bola foi por cima do travessão.

Com bela troca de passes, aos 19, Kanté deixou Griezmann em ótimas condições. Porém, o camisa 7 dominou e na hora de finalizar, acabou errando. Aos 23, a polêmica do jogo envolvendo a arbitragem ocorreu: Cody Gakpo fez belíssima jogada e Memphis Depay foi acionado. Ele finalizou e Maignan defendeu. Na sobra, Xavi Simons finalizou no cantinho e marcou o gol da Laranja Mecânica. Inicialmente, a arbitragem havia apontado posição irregular de Depay, que foi confirmada após análise do árbitro de vídeo.

Depois disso, alterações foram promovidas nas duas seleções, e o jogo se tornou morno, de certa forma, não tendo muitas chances de real perigo.

F.T.: Holanda 0 – 0 França

Análise Final

E o primeiro zero a zero da Eurocopa aconteceu. Um dos jogos mais aguardados da fase de grupos, Holanda e França fizeram uma partida movimentada no primeiro tempo e em parte do segundo, com chances para ambos os lados, restando apenas o principal: o gol.

Mesmo com a ausência do seu principal craque, Kylian Mbappé, a França conseguiu criar algumas chances, mas assim como o seu adversário, não soube acertar o alvo.

Com o resultado, a Holanda divide a liderança do grupo D com a França, com 4 pontos pra cada um. Na última rodada, a Laranja Mecânica recebe a Áustria, no Olímpico de Berlim, às 13h, na próxima terça-feira (25). No mesmo horário e dia, Os Azuis recebem a Polônia, no Signal Iduna Park, em Dortmund.