Zane Maloney formula 2
Automobilismo Fórmula 2

Pré-temporada da Fórmula 2 é finalizada com Zane Maloney na frente

A temporada de 2024 está prestes a começar, e os testes na Fórmula 2 foram finalizados nesta semana no circuito de Sakhir, no Bahrein. Os pilotos foram para a pista pela primeira vez com os novos carros, que sofreram muitos ajustes e que, pela primeira vez, são diferentes dos carros da Fórmula 3.

Este ano teremos 10 estreantes, entre eles o campeão da Fórmula 3 Gabriel Bortoleto, que correrá pela Invicta Virtuosi, e a jovem promessa Kimi Antonelli, que foi diretamente da FRECA para a categoria de acesso para a Fórmula 1.

Hauger lidera na chuva

O primeiro dia começou totalmente atípico com uma ameaça de chuva e os pilotos foram pra pista com Juan Manuel Correa estreando pela escuderia DAMS Lucas Oil, mas já nas primeiras voltas tivemos uma bandeira vermelha após Taylor Barnard parar na pista com o carro da PHM AIX Racing.

Após a retirada do carro, mais pilotos retornaram a pista. Foi quando Dennis Hauger marcou a volta mais rápida com o tempo de 1:53.175 enquanto a pista secava. Porém, após pouco tempo de treino, uma tempestade atingiu o circuito e fez com que os pilotos não saíssem para a pista. Já na última hora, a pista começou a secar e os carros voltaram a sair dos boxes com velocidade ainda reduzida, para que eles pudessem se acostumar com o novo carro e a aerodinâmica.

No final da sessão, o estreante Kimi Antonelli mostrou que tem se adaptado com o carro e fez o 4º melhor tempo da sessão, além de ter sido o piloto que mais andou no dia. Zane Maloney também fez uma última volta rápida e conseguiu o 2º tempo com 1:53.351. Nos minutos finais, tivemos mais uma bandeira vermelha, desta vez com a parada do carro da ART de Victor Martins. Os brasileiros Enzo Fittipaldi e Gabriel Bortoleto andaram pouco e terminaram somente em 12º e 21º respectivamente.

Dia 2 com Maloney líder

O segundo dia começou bem mais tranquilo, com pista seca e os pilotos apostando mais nas quilometragens. Na sessão matinal, ocorreram 2 bandeiras vermelhas por rodadas, uma por Rafael Villagómez e outra por Paul Aron no mesmo ponto. Após a bandeira verde, Enzo Fittipaldi chegou a liderar o treino alternando tempos com Victor Martins na casa do 1:45, mas no final da sessão Kush Maini cravou 1:44.219 para liderar.

Já na sessão da tarde, Roman Stanek fez somente 8 voltas e seu monoposto parou com problemas causando uma bandeira vermelha ainda no início. Conforme a sessão foi se desenrolando, vários pilotos foram acelerando e marcando tempos rápidos, como Jak Crawford e Isack Hadjar. Até que Zane Maloney fez o tempo de 1:41.501, e mesmo com outros pilotos melhorando seus tempos, ninguém conseguiu ultrapassar o piloto de Barbados.

Com poucos minutos no relógio Zak O’Sullivan causou uma última bandeira vermelha que encerrou o treino com Maloney em primeiro, Crawford em segundo e Fittipaldi em terceiro. Bortoleto terminou com o 6º tempo e foi o piloto com mais voltas realizadas no dia com 71 voltas completas.

Último dia com Maloney na frente novamente

Maloney voltou a colocar a Rodin Carlin na primeira colocação, após superar o novo piloto da academia da Aston Martin Jak Crawford e seu novo companheiro de equipe e estreante Ritomo Miyata pela sessão da tarde.

Na manhã, sem nenhum incidente de bandeira vermelha, mais uma vez os pilotos apostaram em longos stints, com o estreante paraguaio Joshua Duerksen andando 51 voltas em apenas uma sessão, e com todos os pilotos fazendo trabalhos de adaptabilidade e ritmo de corrida. Quem marcou o melhor tempo foi Isack Hadjar com 1:45.331, seguido pelo seu companheiro da Campos Racing Pepe Martí.

Bortoleto iniciou a sessão da tarde liderando a frente dos dois carros da Prema de Oliver Bearman e Kimi Antonelli. Até a Campos Racing mais uma vez vir forte com seus dois pilotos pulando à frente do brasileiro. Nos últimos 60 minutos houveram muitas mudanças de posição até Maloney mais uma vez saltar para a primeira colocação e nenhum piloto conseguir melhorar o tempo de 1:42.468, finalizando o último dia mais uma vez a frente de todos.

A Fórmula 2 volta às pistas no próximo dia 29 de fevereiro, com a abertura da temporada de 2024 no mesmo circuito de Sakhir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *