UFC 302
Lutas UFC

Prévia Playmaker Brasil: UFC 302 – Makhachev x Poirier

Em seu primeiro evento numerado nos Estados Unidos desde o UFC 300 em Las Vegas, o UFC chega a Nova Jersey para o UFC 302. A luta principal será entre o russo campeão dos leves Islam Makhachev e o estadunidense Dustin Poirier, atual número 4 do ranking da divisão, que tentará mais uma vez ganhar o cinturão definitivo.

Além da luta principal entre Makhachev e Poirier, o UFC 302 traz uma luta intrigante entre Sean Strickland e o brasileiro Paulo “Borrachinha” Costa, pelos médios. O card principal ainda tem confrontos entre um ascendente Kevin Holland, que enfrentará o polonês Michal Oleksiejczuk, Niko Price contra Alex Morono, e o brasileiro Elizeu “Capoeira” dos Santos contra Randy Brown.

Se Makhachev ainda não tem seu confronto esperado contra Justin Gaethje, principalmente após a luta de Gaethje contra Max Holloway no UFC 300, ele terá que impedir Poirier de ganhar o cinturão mais uma vez. Tudo sobre essa luta e o card do UFC 302, você encontra na Playmaker Brasil:

Confira a prévia do UFC 302:

Makhachev tenta manter o título contra um desacreditado Poirier

Makhachev x Poirier UFC 302
(Foto: Twitter UFC)

Atual campeão dos leves, Makhachev vai para a sua terceira defesa de cinturão desde que conquistou o título. Desde que venceu Charles “do Bronx” Oliveira, ele defendeu o cinturão em duas oportunidades, ambas contra Alexander Volkanovski, já que a revanche contra Charles em Abu Dhabi precisou ser adiada por conta de uma lesão do brasileiro.

Poirier, por sua vez, volta a tentar uma disputa pelo título pela primeira vez desde que tentou bater Gaethje pelo cinturão BMF no ano passado. O estadunidense também já tentou o título dos leves contra Khabib Nurmagomedov, quando era campeão interino, e contra “do Bronx”, mas não teve êxito em nenhuma das oportunidades. Seu último confronto foi uma vitória por nocaute contra Benoit Saint-Denis, pouco menos de dois meses atrás.

Considerado o grande favorito para vencer, Makhachev terá Nurmagomedov de volta ao seu corner para o UFC 302 e vai tentar usar a experiência anterior de seu amigo de infância para entender os caminhos para vencer Poirier. Muito superior na luta de chão, o russo deve tentar repetir o “pesadelo” de seu rival, que foi finalizado nas últimas duas vezes que tentou ganhar o cinturão.

Neste caso, a chance de Poirier é tentar manter a luta em pé, mesmo que tenha finalizado Michael Chandler recentemente. Portanto, o estadunidense terá que ter um impacto imediato e buscar um nocaute rápido se quiser ter chances de vencer.

Borrachinha tenta escalar por nova chance de título

Pelos médios, o brasileiro Paulo Borrachinha luta contra Sean Strickland no co-main event do UFC 302. Buscando vencer após ter sido derrotado por Robert Whittaker em seu último confronto em fevereiro, o desafio contra Strickland representa uma oportunidade real para o brasileiro voltar às conversas para uma disputa de título, quatro anos depois de sua derrota para Israel Adesanya.

Para Strickland, essa será a sua primeira luta desde que perdeu o cinturão dos médios para Dricus du Plessis no UFC 297, em uma luta polêmica que acabou com vitória do sul-africano por decisão dividida. O estadunidense foi vocal em seu pedido por uma revanche, mas o UFC preferiu não oferecê-la de imediato, provavelmente interessados em casar du Plessis contra Adesanya.

O co-main event traz uma luta muito equilibrada, com dois lutadores querendo provar seu valor na divisão. Quem vencer deste confronto deve ser o próximo desafiante ao título contra du Plessis ou seu rival, e, principalmente para Strickland, uma boa performance será importante. Podemos esperar uma luta divertida.

Outras lutas do card principal

Completando o card principal, teremos mais três lutas e mais participações de brasileiros. Elizeu Capoeira enfrentará o perigoso Randy Brown pelos meio-médios. Brown vem de duas vitórias seguidas e enfrentará Elizeu, que vem de um empate no final do ano passado contra Rinat Fakhretdinov. Antes disso, o brasileiro também vinha de uma sequência de dois triunfos.

Também pelos meio-médios, Niko Price tentará se recuperar depois de duas derrotas seguidas ao enfrentar Alex Morono, que também tenta se recuperar após perder para Joaquin Buckley no ano passado. Dois lutadores com grande poder de nocaute, Price e Morono devem protagonizar uma luta que provavelmente não chegará ao final do tempo regulamentar, principalmente se depender de Price, que gosta de buscar o nocaute.

Kevin Holland é outro lutador que precisa se provar nesse card. Conhecido por ser um “showman” na divisão dos médios, ele vem de duas derrotas seguidas contra Jack Della Maddalena e, mais recentemente, contra Michael Page. Ele buscará vencer as mãos pesadas de Michal Oleksiejczuk, que também vem de derrota para Michel Pereira, mas que é um nocauteador nato. Promessa de luta divertida.

Lutas para se observar no card preliminar

O card preliminar também tem alguns confrontos interessantes. O brasileiro César Almeida medirá forças contra a sensação russa Roman Kopylov, que vinha muito bem em sua carreira no UFC até ser derrotado por Anthony Hernandez em sua última luta. Cesinha, que venceu Dylan Budka em sua estreia no Ultimate, terá sua primeira chance em um evento numerado, buscando manter a invencibilidade contra um adversário perigoso.

Para a surpresa deste que vos fala, Jailton “Malhadinho” também estará no card preliminar, enfrentando o perigoso moldávio Alexandr Romanov. Esse será o primeiro confronto do brasileiro desde que perdeu para Curtis Blaydes em março deste ano, perdendo o que poderia ser, provavelmente, uma oportunidade de lutar pelo título interino. Para Romanov, essa é a oportunidade de tentar encontrar alguma consistência em sua carreira no UFC.

Se você está procurando entretenimento, a luta entre Grant Dawson e Joe Solecki pode entregar. Conhecidos por sua habilidade de luta no chão, Dawson e Solecki devem dar um show para os fãs de grappling, principalmente com ambos tentando se recuperar de derrotas em suas respectivas lutas anteriores.

Confira o card completo do UFC 302:

Card principal

  • Islam Makhachev x Dustin Poirier
  • Sean Strickland x Paulo “Borrachinha”
  • Kevin Holland x Michal Oleksiejczuk
  • Niko Price x Alex Morono
  • Randy Brown x Elizeu dos Santos

Card preliminar

  • Cesar Almeida x Roman Kopylov
  • Jailton “Malhadinho” x Alexandr Romanov
  • Grant Dawson x Joe Solecki
  • Philip Rowe x Jake Matthews
  • Mickey Gall x Bassil Hafez
  • Ailin Perez x Joselyne Edwards
  • Mitch Raposo x André Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *