UFC 303: Pereira x Prochazka
Lutas UFC

Prévia Playmaker Brasil – UFC 303: Pereira x Prochazka

Neste sábado (29), vai acontecer o UFC 303, na T-Mobile Arena em Las Vegas, com a luta principal entre o brasileiro Alex “Poatan” Pereira e o tcheco Jiri Prochazka, valendo o título dos meio-pesados do Ultimate. Na revanche entre os dois, depois da luta que aconteceu no ano passado em Nova Iorque, com vitória de Poatan, ambos têm muito a perder no confronto.

A luta entre Poatan e Prochazka foi marcada de última hora para o UFC 303, já que, originalmente, o confronto principal do evento seria o retorno do irlandês Conor McGregor, que enfrentaria Michael Chandler. No entanto, McGregor não pôde lutar por conta de uma lesão no pé, deixando a luta principal em aberto.

Tanto Poatan quanto Prochazka lutaram e se lesionaram durante o UFC 300, também em Las Vegas. Enquanto o brasileiro nocauteou Jamahal Hill para defender o seu cinturão pela primeira vez, o tcheco conseguiu uma excelente vitória contra Aleksandar Rakic, o que garantiu a sua passagem para ser o próximo desafiante ao título dos meio-pesados.

Com a revanche entre os dois sendo muito esperada desde o ano passado, a Playmaker Brasil passa o que podemos esperar desse confronto e do evento no geral.

(Foto: Twitter UFC)

Confira a prévia do UFC 303:

Poatan tenta manter o seu título contra Prochazka

Principal brasileiro no UFC hoje em dia, Alex Poatan vai para a sua segunda defesa de título nos meio-pesados, dessa vez enfrentando um perigoso Prochazka, que prometeu não fazer mudanças em seu estilo de luta para a revanche contra o brasileiro. Para Poatan, essa é a chance de continuar a sua boa sequência de vitórias, já que continua invicto desde a sua derrota para Israel Adesanya em abril do ano passado.

Esse também será o último “acerto de contas” que Poatan terá que passar para continuar avançando em sua carreira no UFC, já que a sua primeira defesa de cinturão foi contra Hill, que vagou o título no ano passado, dando a chance para o brasileiro e Prochazka se enfrentarem pela primeira vez. Sua segunda defesa, então, é a prometida revanche contra o tcheco. Depois disso, podemos ver uma possível superluta com Jon Jones, além de outros confrontos aguardados, como contra Magomed Ankalaev.

Para Prochazka, essa pode ser a sua última chance de voltar a ser campeão do UFC. Em 2022, o tcheco conseguiu garantir o título contra Glover Teixeira, numa bela finalização, mas teve que vagar o cinturão por conta de uma lesão. Uma derrota para Poatan pode significar uma queda vertiginosa no ranking para Prochazka, e isso coloca ainda mais pressão para que ele tenha uma boa performance.

Com os dois lutando recentemente e se recuperando de problemas de lesões, podemos esperar que ambos busquem uma definição rápida do confronto, até por conta da característica de luta de ambos. Poatan leva vantagem na luta em pé, mas precisa tomar cuidado com os chutes de seu rival, que fizeram a diferença em seu último confronto contra Rakic. No entanto, existe um favoritismo claro para o campeão.

Diego Lopes desafia Brian Ortega

Outro que lutou no UFC 300, Diego Lopes encara o maior desafio de sua carreira ao enfrentar Brian Ortega, buscando manter a sua boa sequência de vitórias. Promessa brasileira na divisão dos penass, Diego vem escalando os rankings com triunfos seguidos contra Gavin Tucker, Pat Sabatini e, mais recentemente, Sodiq Yusuff, sendo as três no primeiro round.

Isso o credenciou para fazer o co-evento principal contra Ortega, já que a luta entre Hill e Carlos Ullberg acabou sendo cancelada por conta do problema envolvendo Ullberg. O confronto contra o brasileiro pode ser importante para a recuperação do ex-postulante ao título, já que ele voltou a lutar em fevereiro desse ano contra Yair Rodriguez, após uma ausência de quase dois anos, conquistando a vitória. Com a divisão “travada” esperando uma decisão do capeão Ilia Topuria, Ortega pode ser mais um a entrar na fila pelo título com uma vitória.

A luta promete ser um jogo de paciência para Diego, que, apesar de ter um striking muito bom, tem que lidar contra um resistente Ortega, que é conhecido por ter um queixo muito forte, como salientado por Alexander Volkanovski. No entanto, trata-se de dois lutadores com muitos recursos, prometendo ser uma luta muito técnica e, provavelmente, decidida pelos juízes.

Outros confrontos para se observar no card principal

Além das duas lutas principais, o card do UFC 303 ainda conta com outros confrontos interessantes, sendo alguns envolvendo brasileiros. Buscando se recuperar após perder disputa pelo título do peso-galo feminino contra Raquel Pennington, a brasileira Mayra Bueno Silva volta ao octógono para enfrentar Macy Chiasson, que tenta embalar uma sequência de vitórias para subir no ranking.

Além desse confronto, uma das lutas mais esperadas do card é entre o irlandês Ian Machado Garry e o estadunidense Michael Page. Os dois lutadores vêm trocando farpas nos últimos meses, e finalmente terão a chance de resolver as coisas no octógono. Os dois estão em busca de subir nos rankings da divisão, com Page sendo um dos novos lutadores a se observar no UFC.

Confira todo o card do UFC 303:

Card principal

Alex Pereira x Jiri Prochazka
Brian Ortega x Diego Lopes
Anthony Smith x Roman Dolidze
Mayra Bueno Silva x Macy Chiasson
Ian Machado Garry x Michael Page

Card preliminar

Joe Pyfer x Marc-Andre Barriault
Cub Swanson x Andre Fili
Charles Jourdain x Jean Silva
Payton Talbott x Yanis Ghemmouri
Michelle Waterson-Gomez x Gillian Robertson
Andrei Arlovski x Martin Buday
Rei Tsuruya x Carlos Hernandez
Ricky Simon x Vinicius Oliveira